A AUTORREFLEXÃO CRÍTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A MELHORIA DAAPRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Authors

  • KASSIA SANTANA Universidade Católica de Pernambuco ( UNICAP) Author

Keywords:

Didática; formação de professores; educação básica.

Abstract

A formação continuada de professores exerce papel fundamental na construção de práticas pedagógicas eficazes e comprometidas com a aprendizagem dos estudantes da educação básica. Neste contexto, a autorreflexão crítica se destaca como elemento essencial para a ressignificação da prática docente e para o desenvolvimento profissional contínuo. Este trabalho tem como objetivo analisar como a autorreflexão crítica, articulada à formação continuada, pode impactar positivamente o processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com base bibliográfica, fundamentada principalmente nas contribuições de José Carlos Libâneo, que compreende o professor como um intelectual da educação. Os dados analisados, incluindo o baixo desempenho dos estudantes da escola-campo nos índices oficiais de avaliação, indicam que a prática pedagógica descontextualizada e pouco reflexiva tem contribuído para os resultados insatisfatórios. Conclui-se que a ausência de autorreflexão na formação docente compromete a qualidade do ensino, tornando urgente a valorização de processos formativos que promovam práticas conscientes, críticas e transformadoras.

Author Biography

  • KASSIA SANTANA, Universidade Católica de Pernambuco ( UNICAP)

    Graduanda em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco.

References

BRASIL. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. Dados do IDEB por escola. Disponível em: https://www.gov.br/inep/. Acesso em: 13 maio 2025.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 39. ed. São Paulo: Cortez, 2021.

LIBÂNEO, José Carlos. Formação de professores: profissão, saberes e compromisso. São Paulo: Cortez, 2010.

NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

QEDU. Escola Estadual Rosa de Magalhães Melo: IDEB e desempenho escolar. Disponível em: https://www.qedu.org.br/. Acesso em: 14 maio 2025.

Published

2025-10-02

How to Cite

SANTANA, KASSIA. A AUTORREFLEXÃO CRÍTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A MELHORIA DAAPRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA. SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, Recife, v. 6, n. 27, p. 125–129, 2025. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/sellu/article/view/3261.. Acesso em: 5 dec. 2025.

Similar Articles

1-10 of 53

You may also start an advanced similarity search for this article.