A AUTORREFLEXÃO CRÍTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A MELHORIA DAAPRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Keywords:
Didática; formação de professores; educação básica.Abstract
A formação continuada de professores exerce papel fundamental na construção de práticas pedagógicas eficazes e comprometidas com a aprendizagem dos estudantes da educação básica. Neste contexto, a autorreflexão crítica se destaca como elemento essencial para a ressignificação da prática docente e para o desenvolvimento profissional contínuo. Este trabalho tem como objetivo analisar como a autorreflexão crítica, articulada à formação continuada, pode impactar positivamente o processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com base bibliográfica, fundamentada principalmente nas contribuições de José Carlos Libâneo, que compreende o professor como um intelectual da educação. Os dados analisados, incluindo o baixo desempenho dos estudantes da escola-campo nos índices oficiais de avaliação, indicam que a prática pedagógica descontextualizada e pouco reflexiva tem contribuído para os resultados insatisfatórios. Conclui-se que a ausência de autorreflexão na formação docente compromete a qualidade do ensino, tornando urgente a valorização de processos formativos que promovam práticas conscientes, críticas e transformadoras.
References
BRASIL. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. Dados do IDEB por escola. Disponível em: https://www.gov.br/inep/. Acesso em: 13 maio 2025.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 39. ed. São Paulo: Cortez, 2021.
LIBÂNEO, José Carlos. Formação de professores: profissão, saberes e compromisso. São Paulo: Cortez, 2010.
NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
QEDU. Escola Estadual Rosa de Magalhães Melo: IDEB e desempenho escolar. Disponível em: https://www.qedu.org.br/. Acesso em: 14 maio 2025.
Downloads
Published
Conference Proceedings Volume
Section
License
Copyright (c) 2025 Kassia Vasconcelos Marques da Silva Santana (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à Semana de Estudos Linguísticos e Literários o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.


