A AUTORREFLEXÃO CRÍTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A MELHORIA DAAPRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Palavras-chave:
Didática; formação de professores; educação básica.Resumo
A formação continuada de professores exerce papel fundamental na construção de práticas pedagógicas eficazes e comprometidas com a aprendizagem dos estudantes da educação básica. Neste contexto, a autorreflexão crítica se destaca como elemento essencial para a ressignificação da prática docente e para o desenvolvimento profissional contínuo. Este trabalho tem como objetivo analisar como a autorreflexão crítica, articulada à formação continuada, pode impactar positivamente o processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com base bibliográfica, fundamentada principalmente nas contribuições de José Carlos Libâneo, que compreende o professor como um intelectual da educação. Os dados analisados, incluindo o baixo desempenho dos estudantes da escola-campo nos índices oficiais de avaliação, indicam que a prática pedagógica descontextualizada e pouco reflexiva tem contribuído para os resultados insatisfatórios. Conclui-se que a ausência de autorreflexão na formação docente compromete a qualidade do ensino, tornando urgente a valorização de processos formativos que promovam práticas conscientes, críticas e transformadoras.
Referências
BRASIL. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. Dados do IDEB por escola. Disponível em: https://www.gov.br/inep/. Acesso em: 13 maio 2025.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 39. ed. São Paulo: Cortez, 2021.
LIBÂNEO, José Carlos. Formação de professores: profissão, saberes e compromisso. São Paulo: Cortez, 2010.
NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
QEDU. Escola Estadual Rosa de Magalhães Melo: IDEB e desempenho escolar. Disponível em: https://www.qedu.org.br/. Acesso em: 14 maio 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Kassia Vasconcelos Marques da Silva Santana (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à Semana de Estudos Linguísticos e Literários o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.


