O PAPEL DA FONOAUDIOLOGIA NA INCLUSÃO DE PESSOAS COM TEA
INTERFACES COM A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
Keywords:
Transtorno do Espectro Autista., Fonoaudiologia., Comunicação Alternativa Aumentativa.Abstract
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento marcada por desafios significativos na comunicação, interação social e comportamento. Neste contexto, a Fonoaudiologia emerge como área essencial na promoção de habilidades comunicativas, especialmente por meio de estratégias da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA). Este trabalho tem como objetivo discutir a importância da atuação fonoaudiológica no processo terapêutico de pessoas com TEA, com ênfase na implementação de recursos de CAA, como PECS, comunicação total e pranchas visuais. A fundamentação teórica baseia-se em autores como Bosa (2002) e Fernandes (2013), além das diretrizes da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. A metodologia adotada foi de revisão bibliográfica narrativa. Os resultados apontam que a utilização de CAA potencializa a intencionalidade comunicativa, promove a autonomia e favorece a inclusão social e educacional do sujeito com TEA. Conclui-se que o trabalho interdisciplinar, aliado ao uso da CAA, amplia as possibilidades de expressão e participação social, exigindo um olhar sensível e humanizado por parte dos profissionais da saúde e educação.
References
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
BEUKELMAN, David R.; MIRENDA, Pat. Comunicação Aumentativa e Alternativa: Apoio à Criança e ao Adulto com Complexas Necessidades de Comunicação. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.
BOSA, C. A. Autismo: intervenções psicoeducacionais. Porto Alegre: Artmed, 2002.
FERNANDES, F. D. M. Fonoaudiologia e autismo: estratégias de intervenção. São Paulo: Memnon, 2013.
LIGHT, J.; MCNAUGHTON, D. The changing face of augmentative and alternative communication: past, present, and future challenges. Augmentative and Alternative Communication, v. 28, n. 4, p. 197-204, 2012.
MONTENEGRO, Ana Cristina de Albuquerque et al. Contribuições da comunicação alternativa no desenvolvimento da comunicação de criança com transtorno do espectro do autismo. Audiology-Communication Research, v. 26, p. e2442, 2021.
Downloads
Published
Conference Proceedings Volume
Section
License
Copyright (c) 2025 ABRAÃO DE OLIVEIRA BARRETO (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à Semana de Estudos Linguísticos e Literários o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.


