O PAPEL DA FONOAUDIOLOGIA NA INCLUSÃO DE PESSOAS COM TEA

INTERFACES COM A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA

Authors

  • ABRAÃO DE OLIVEIRA BARRETO Universidade Catolica de Pernambuco(UNICAP) Author

Keywords:

Transtorno do Espectro Autista., Fonoaudiologia., Comunicação Alternativa Aumentativa.

Abstract

 

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento marcada por desafios significativos na comunicação, interação social e comportamento. Neste contexto, a Fonoaudiologia emerge como área essencial na promoção de habilidades comunicativas, especialmente por meio de estratégias da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA). Este trabalho tem como objetivo discutir a importância da atuação fonoaudiológica no processo terapêutico de pessoas com TEA, com ênfase na implementação de recursos de CAA, como PECS, comunicação total e pranchas visuais. A fundamentação teórica baseia-se em autores como Bosa (2002) e Fernandes (2013), além das diretrizes da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. A metodologia adotada foi de revisão bibliográfica narrativa. Os resultados apontam que a utilização de CAA potencializa a intencionalidade comunicativa, promove a autonomia e favorece a inclusão social e educacional do sujeito com TEA. Conclui-se que o trabalho interdisciplinar, aliado ao uso da CAA, amplia as possibilidades de expressão e participação social, exigindo um olhar sensível e humanizado por parte dos profissionais da saúde e educação.

 

References

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BEUKELMAN, David R.; MIRENDA, Pat. Comunicação Aumentativa e Alternativa: Apoio à Criança e ao Adulto com Complexas Necessidades de Comunicação. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

BOSA, C. A. Autismo: intervenções psicoeducacionais. Porto Alegre: Artmed, 2002.

FERNANDES, F. D. M. Fonoaudiologia e autismo: estratégias de intervenção. São Paulo: Memnon, 2013.

LIGHT, J.; MCNAUGHTON, D. The changing face of augmentative and alternative communication: past, present, and future challenges. Augmentative and Alternative Communication, v. 28, n. 4, p. 197-204, 2012.

MONTENEGRO, Ana Cristina de Albuquerque et al. Contribuições da comunicação alternativa no desenvolvimento da comunicação de criança com transtorno do espectro do autismo. Audiology-Communication Research, v. 26, p. e2442, 2021.

Published

2025-10-02

How to Cite

BARRETO, ABRAÃO DE OLIVEIRA. O PAPEL DA FONOAUDIOLOGIA NA INCLUSÃO DE PESSOAS COM TEA: INTERFACES COM A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA. SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, Recife, v. 6, n. 27, p. 71–74, 2025. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/sellu/article/view/3246.. Acesso em: 5 dec. 2025.

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.