GESTOS IMPERATIVOS NA LINGUAGEM MULTIMODAL DE CRIANÇAS AUTISTAS
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Palavras-chave:
Gestos imperativos; Autismo; Interação.Resumo
O presente estudo propõe investigar os gestos imperativos produzidos por crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em contextos interativos diversos, a partir de uma revisão sistemática da literatura. Para isso, adota-se uma abordagem qualitativa, fundamentada na análise de produções científicas publicadas entre 2020 e 2025, localizadas em bases como Google Acadêmico, SciELO e Portal de Periódicos da CAPES. A pesquisa destaca a escassez de estudos específicos sobre gestos imperativos, observando que, embora a comunicação gestual seja amplamente abordada, esse tipo de gesto é frequentemente tratado de forma tangencial. Os gestos imperativos são essenciais para a expressão de intenções e necessidades em crianças autistas, sendo fundamentais para a interação social. A pesquisa aponta a importância de aprofundar o estudo desses gestos, especialmente no contexto educacional, para práticas pedagógicas mais inclusivas.
Referências
BORGES, Rp. Gestos e holófrases no campo do autismo: um funcionamento linguístico-multimodal. Repositório UFMG, 2023.
TOMASELLO, M. Origens culturais da aquisição do conhecimento humano. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
CANONICO, Sa. Modos de funcionamento da linguagem na criança com Transtorno do Espectro Autista: um olhar dialógico-discursivo e multimodal para os dados de uma criança entre 5 e 6 anos e 8 meses. Repositório UFMG, 2022.
NUNES, D. R.P; BARBOSA, J.P da S; NUNES, L. R de. Comunicação alternativa para alunos com autismo na escola: uma revisão da literatura. Revista Brasileira de Educação Especial 27, e02012,2021.
OLIVEIRA, Á. K. da S.; FONTE, R. F. L. da. Multimodalidade nas práticas sociais de crianças autistas no processo de aquisição da linguagem. Entrepalavras, 2023.
KENDON, A. Gesture: Visible Action as Utterance. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
McNEILL, D. Hand and Mind: What Gestures Reveal about Thought. Chicago: University of Chicago Press, 1992.
McNEILL, D. Gesture and Thought. Chicago: University of Chicago Press, 2005.
TOMASELLO, M. Constructing a Language: A Usage-Based Theory of Language Acquisition. Cambridge: Harvard University Press, 2003.
SLAUGHTER, V.; PETERSON, C.; CARPENTER, M. Children’s understanding of intention in gestures: a developmental perspective. In: GLENBERG, A. M. (Ed.). Embodied Communication. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2009. p. 129–152.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
SILVA, E. M.; FONTE, R. F. L. Ecolalia, silêncio e linguagem gestual no autismo: uma reflexão para além do patológico. Revista Investigações, Recife, V. 32, n. 2, p. 305 - 324, 2019.
LAI, Meng Chuan; LOMBARDO, Michael; BARON-COHEN, Simon. Autism. The Lancet, 383, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 ALLYNE SANTANA, RENATA FONTE (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à Semana de Estudos Linguísticos e Literários o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.


