GESTOS IMPERATIVOS NA LINGUAGEM MULTIMODAL DE CRIANÇAS AUTISTAS

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Authors

  • ALLYNE SANTANA Universidade Católica de Pernambuco(UNICAP) Author
  • RENATA FONTE Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) Author

Keywords:

Gestos imperativos; Autismo; Interação.

Abstract

O presente estudo propõe investigar os gestos imperativos produzidos por crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em contextos interativos diversos, a partir de uma revisão sistemática da literatura. Para isso, adota-se uma abordagem qualitativa, fundamentada na análise de produções científicas publicadas entre 2020 e 2025, localizadas em bases como Google Acadêmico, SciELO e Portal de Periódicos da CAPES. A pesquisa destaca a escassez de estudos específicos sobre gestos imperativos, observando que, embora a comunicação gestual seja amplamente abordada, esse tipo de gesto é frequentemente tratado de forma tangencial. Os gestos imperativos são essenciais para a expressão de intenções e necessidades em crianças autistas, sendo fundamentais para a interação social. A pesquisa aponta a importância de aprofundar o estudo desses gestos, especialmente no contexto educacional, para práticas pedagógicas mais inclusivas.

 

References

BORGES, Rp. Gestos e holófrases no campo do autismo: um funcionamento linguístico-multimodal. Repositório UFMG, 2023.

TOMASELLO, M. Origens culturais da aquisição do conhecimento humano. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

CANONICO, Sa. Modos de funcionamento da linguagem na criança com Transtorno do Espectro Autista: um olhar dialógico-discursivo e multimodal para os dados de uma criança entre 5 e 6 anos e 8 meses. Repositório UFMG, 2022.

NUNES, D. R.P; BARBOSA, J.P da S; NUNES, L. R de. Comunicação alternativa para alunos com autismo na escola: uma revisão da literatura. Revista Brasileira de Educação Especial 27, e02012,2021.

OLIVEIRA, Á. K. da S.; FONTE, R. F. L. da. Multimodalidade nas práticas sociais de crianças autistas no processo de aquisição da linguagem. Entrepalavras, 2023.

KENDON, A. Gesture: Visible Action as Utterance. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

McNEILL, D. Hand and Mind: What Gestures Reveal about Thought. Chicago: University of Chicago Press, 1992.

McNEILL, D. Gesture and Thought. Chicago: University of Chicago Press, 2005.

TOMASELLO, M. Constructing a Language: A Usage-Based Theory of Language Acquisition. Cambridge: Harvard University Press, 2003.

SLAUGHTER, V.; PETERSON, C.; CARPENTER, M. Children’s understanding of intention in gestures: a developmental perspective. In: GLENBERG, A. M. (Ed.). Embodied Communication. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2009. p. 129–152.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

SILVA, E. M.; FONTE, R. F. L. Ecolalia, silêncio e linguagem gestual no autismo: uma reflexão para além do patológico. Revista Investigações, Recife, V. 32, n. 2, p. 305 - 324, 2019.

LAI, Meng Chuan; LOMBARDO, Michael; BARON-COHEN, Simon. Autism. The Lancet, 383, 2014.

Published

2025-10-02

How to Cite

SANTANA, ALLYNE; FONTE, RENATA. GESTOS IMPERATIVOS NA LINGUAGEM MULTIMODAL DE CRIANÇAS AUTISTAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, Recife, v. 6, n. 27, p. 35–39, 2025. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/sellu/article/view/3239.. Acesso em: 5 dec. 2025.

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.