GESTOS IMPERATIVOS NA LINGUAGEM MULTIMODAL DE CRIANÇAS AUTISTAS
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Keywords:
Gestos imperativos; Autismo; Interação.Abstract
O presente estudo propõe investigar os gestos imperativos produzidos por crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em contextos interativos diversos, a partir de uma revisão sistemática da literatura. Para isso, adota-se uma abordagem qualitativa, fundamentada na análise de produções científicas publicadas entre 2020 e 2025, localizadas em bases como Google Acadêmico, SciELO e Portal de Periódicos da CAPES. A pesquisa destaca a escassez de estudos específicos sobre gestos imperativos, observando que, embora a comunicação gestual seja amplamente abordada, esse tipo de gesto é frequentemente tratado de forma tangencial. Os gestos imperativos são essenciais para a expressão de intenções e necessidades em crianças autistas, sendo fundamentais para a interação social. A pesquisa aponta a importância de aprofundar o estudo desses gestos, especialmente no contexto educacional, para práticas pedagógicas mais inclusivas.
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