História da 3ª Semana da Mulher
Palavras-chave:
Unicap, 3ª Semana da Mulher, Memória, História das Mulheres, 2005Resumo
A Semana da Mulher na Unicap visa proporcionar um espaço de fala, reflexão e partilha sobre a condição da Mulher, sua interioridade feminina e mística no enfrentamento dos desafios cotidianos. Nesta 3ª edição, a Pastoral atendendo ao apelo da CNBB, através da Campanha da Fraternidade, escolheu o tema: “Mulher: Arte, Solidariedade e Paz” refletindo, dessa maneira, a cultura de paz a partir da identificação da violência e da atenção psíquica à mulher. A SMU ocorreu na semana de 7 a 11/03/2005 e contou com parceria da Casa de Passagem, Casa Menina Mulher, Casa da Mulher do Nordeste, Centro Clarice Lispector e o Coletivo Mulher Vida. Na abertura, houve uma exposição de entidades não-governamentais sobre o combate à violência e promoção da paz. Destacaram-se os paineis e palestras sobre o “Feminino no Contexto Contemporâneo” e o seminário “Construindo intervenções psicológicas na atenção à mulher”. Dentro da programação cultural, contou-se com a exposição “Mulheres artistas da UNICAP" e o primeiro arrastão de maracatu formado por alunos, alunas e funcionários. Além das parcerias com as ONG's, a Semana da Mulher na UNICAP, articulada pela Pastoral, por meio das responsáveis pelo Projeto "Canto Fala Mulher", a cada ano vem tomando uma dimensão interdisciplinar importante. Observou-se a participação dos estudantes de mestrado, Biblioteca Central e o Departamento de Letras por meio do Núcleo de Pesquisa em Arte, Literatura e Linguística Aplicada.
Downloads

Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Beatriz Nascimento (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam neste repositório concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Repmulher o direito de publicação, sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste repositório (ex.: publicar em revistas institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial neste Repositório.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).