História da 7ª Semana da Mulher
Palavras-chave:
Unicap, 7ª Semana da Mulher, 2009, História, ResumoResumo
A sétima edição da Semana da Mulher na Católica apresentou como tema “Mulher clamando justiça em busca da paz”. Essa edição tem como referência a Campanha da Fraternidade 2009: “Fraternidade e Segurança Pública”, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O objetivo do evento foi estimular a discussão de ideias no combate à violência contra mulher, que registrava altos índices em Pernambuco, principalmente na Região Metropolitana do Recife. As atividades ocorreram de 02 a 06 de março, no Campus da Universidade Católica. A Semana da Mulher buscou contribuir para a promoção da cultura, da justiça e da paz, através do saber acadêmico. A abertura da Semana da Mulher contou com a presença da ex-senadora Heloísa Helena, na palestra “Violência, corrupção e injustiça social”. Além disso, foram realizadas ações como: desfile de moda, oficinas, mesas-redondas, painéis, feirinha, exposições e shows com os grupos artísticos da Católica e a Orquestra 100% Mulher. Também ocorreu o seminário sobre os 75 anos do voto feminino no Brasil. Nesta edição o Reitor da Universidade em seu discurso de abertura, expressou que esse evento não pretende exaltar a mulher, mas sim refletir sobre sua condição (UNICAP, 2009). Foram discutidos os seguintes temas: violência contra a mulher; Lei Maria da Penha; voto feminino no Brasil; história do movimento de mulheres de Pernambuco; ações da Coordenadoria da Mulher do Recife; sistema habitacional das comunidades carentes como fator de insegurança e injustiça.
Downloads

Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Beatriz Nascimento (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam neste repositório concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Repmulher o direito de publicação, sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste repositório (ex.: publicar em revistas institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial neste Repositório.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).