História da 15ª Semana da Mulher
Palavras-chave:
Unicap, 15ª Semana da Mulher, 2017Resumo
A 15ª edição da SMU abordou a temática: “Mulher - Celebrando a Caminhada Pela Vida e Contra a Violência”. Realizada pelo Instituto Humanitas UNICAP e inspirada, como sempre, no tema da Campanha da Fraternidade da CNBB, neste ano com o tema: “Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema: “Cultivar e guardar a criação” (cf. Gn 2,15) teve como objetivo geral cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho. Além disso, buscava também celebrar a XV SMU como um grande momento de memória da caminhada de luta pela vida e contra a violência realizada nesses quinze anos e apresentar, transdisciplinarmente, a construção e efetivação do trabalho acadêmico de gênero na UNICAP, tendo como referência o contexto atual, de forma a apontar e problematizar seus principais resultados, limites e possibilidades. Objetivos específicos dessa edição foram: discutir e celebrar com diversos grupos da sociedade civil o resgate da construção realizada ao longo desses 15 anos;. refletir com as mulheres e grupos organizados sobre as diversas formas de negação dos direitos das mulheres (negras, indígenas, LGBTT), como a feminização da pobreza e a deterioração da qualidade de vida humana etc.; aprofundar a importância da educação ambiental, de caráter preventivo, como proposta de políticas públicas de proteção à vida;. compreender e assumir o sentido da ecologia integral para o bem-estar do planeta. Nesta edição, foi realizado o lançamento de uma campanha contra o racismo. Foram discutidos os seguintes temas: papel da mulher na gestão da água; mulher idosa numa perspectiva biopsicossocial; assédio moral e sexual no trabalho; diversidade das mulheres e a luta por direitos; mulher e política - perspectivas no Brasil.
Downloads

Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam neste repositório concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Repmulher o direito de publicação, sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste repositório (ex.: publicar em revistas institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial neste Repositório.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).