História da 1ª Semana da Mulher

Autores

Palavras-chave:

Unicap, 1ª Semana da Mulher, História, 2003

Resumo

A primeira edição da SMU aconteceu no período de 18 a 20/03/2003 e teve como temática de trabalho “Fraternidade e Pessoas Idosas - vida, dignidade e esperança”. O objetivo do evento foi sensibilizar a comunidade acadêmica no cuidado às pessoas idosas, construindo novas formas de relação com base no respeito e garantias de direitos. A SMU, em sua primeira edição oficial, assumiu um formato multidisciplinar, fruto do trabalho coletivo da pastoral com alguns departamentos, biblioteca, alunos, ONG 's, movimentos sociais e outras instituições da cidade do Recife. Participaram desta edição o movimento estudantil Acionando Flores, alunos dos Mestrados em Psicologia, Ciências da Religião, integrantes do Laboratório de Família e Interação Social e do PIBIC, que faziam pesquisa sobre a mulher, além das escritoras da Academia Pernambucana de Letras, Academia de Artes e Letras de Pernambuco, Fundação Gilberto Freyre, escritoras, poetisas e artistas locais. Entre as participantes ilustres destacaram-se a musicista Clarisse Amazonas,a escritora e membro da Academia Pernambucana de Letras, Maria do Carmo Barreto Campelo, a Prefeita de Olinda, Luciana Santos, Ármia Escobar Duarte (Madre Escobar) e a escritora lusitânia, Laura Areias. Essas informações foram recuperadas do acervo pessoal de Irmã Maria do Rozário Cláudio, uma das fundadoras da Semana da Mulher, face à ausência de registros oficiais sobre o evento. A Campanha da Fraternidade teve como objetivo motivar todas as pessoas para que, iluminadas por valores evangélicos, sejam construtoras de novos relacionamentos e novas estruturas que assegurem valorização integral às pessoas idosas e respeito aos seus direitos. Assim sendo, conforme programação abaixo, observa-se que não foram inseridas pautas ou reivindicações além das previstas na temática da Campanha da Fraternidade. Percebeu-se o formato multidisciplinar do evento, a partir do envolvimento dos cursos. Outra questão observada foi que as atividades ainda eram coordenadas majoritariamente por homens. 

Downloads

Biografia do Autor

  • Ana Beatriz Nascimento, Universidade Católica de Pernambuco

    Ana Beatriz de Araújo Silva Nascimento, bibliotecária, feminista, aprendente. Mestra em História pela Universidade Católica de Pernambuco, Especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade Frassinetti do Recife e em Gestão de Eventos pela Universidade Católica de Pernambuco. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco. Responde pelo Setor de Atendimento ao Usuário da Biblioteca Central da Universidade Católica de Pernambuco, desde 2003. Sou integrante da Comissão de Organização da Semana da Mulher na UNICAP, desde 2003. Áreas de pesquisa: história das mulheres; memória institucional; memória e esquecimento; feminismos. Contato: ana.nascimento@unicap.br /anjo.nascimento@gmail.com. ORCID: 0000-0001-9484-9192. CRB-4/1169

Publicado

2025-03-18

Como Citar

NASCIMENTO, Ana Beatriz de Araújo Silva. História da 1ª Semana da Mulher. RepMulher, Recife, PE, Brasil, n. 1, 2025. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/repmulher/article/view/3151.. Acesso em: 2 abr. 2025.