APRENDENDO SOBRE EDUCAÇÃO COM A FILOSOFIA MADHYAMAKA

Autori

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2021.v12n30.p369-382

Parole chiave:

Educação, ensino-aprendizagem, Budismo

Abstract

O que é aprender? Qual é o propósito da educação? Como ensinar? Será que podemos encontrar algumas respostas ou indicações a essas perguntas em escritos de uma tradição mística como o Budismo? A ideia inicial do presente estudo foi buscar respostas a estas perguntas em um livro sobre a Escola Filosófica Madhyamaka sendo essa uma filosofia indiana do século II proveniente da antiga Universidade Nalanda. O objetivo principal do estudo foi o de analisar os usos e associações das palavras “ensinar” e “aprender" e estabelecer relações com os modos atuais pelos quais entendemos ensinar e aprender. Para a análise dos dados foi usada a Análise de Conteúdo de Bardin. As categorias apresentadas se referem às três perguntas iniciais formuladas. A partir das análises pode-se adentrar nesse contexto e observar a possibilidade da academia estabelecer diálogos e discutir as sociedades atuais e suas práticas à luz de conhecimentos antigos.

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Biografia autore

  • Luciana Fernandes Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Departamento de Ensino e Currículo, Faculdade de Educação e Núcleo de Estudos da Religião/PPGAS/UFRGS.

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Pubblicato

2021-08-31

Fascicolo

Sezione

DOSSIÊ/DOSSIER (artigos/Articles)

Come citare

MARQUES, Luciana Fernandes. APRENDENDO SOBRE EDUCAÇÃO COM A FILOSOFIA MADHYAMAKA. PARALELLUS Rivista di studi religiosi - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 12, n. 30, p. 369–382, 2021. DOI: 10.25247/paralellus.2021.v12n30.p369-382. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/1962.. Acesso em: 23 nov. 2024.

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