AS PRIMEIRAS TROCAS E REPRESENTAÇÕES COLETIVAS COMO ELEMENTOS DE COMPREENSÃO DAS NEGOCIAÇÕES COM O SAGRADO NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2020.v11n28.p601-617

Palavras-chave:

Dádiva, Divindade, Igreja, Pentecostalismo

Resumo

Os estudos sobre religião e as doações realizadas dentro das igrejas, frequentemente se efetuam na perspectiva institucional e economicista, obscurecendo o ponto de vista do indivíduo, membro ou frequentador das igrejas pentecostais. Uma análise dessa forma, pode incorrer em uma apreensão um tanto reducionista ou unilateral sobre o ato de dar. Assim, este trabalho apresenta uma discussão sobre a dádiva, segundo o pensamento de Marcel Mauss e das trocas estabelecidas com as divindades nas comunidades arcaicas, bem como, as representações coletivas em Émile Durkheim, na busca de elementos para compreender como se efetivam as trocas com a divindade dentro do pentecostalismo contemporâneo. Considerando a assimetria que perpassa o sentido da oferta, do ponto de vista da instituição e do indivíduo, a concepção do dar, receber e retribuir, percurso efetivado pela dádiva, assiste na compreensão das trocas e negociações com o sagrado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Michel Justamand, UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo

    Doutor em Ciências Sociais/Antropologia pela PUC/SP, Professor Associado I da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. 

  • Fátima M. Flores de Vargas, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS, na Universidade Federal do Amazonas/UFAM.
    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestrado em Sociologia (UFAM). Graduada em Ciências Teológicas (2012), Jornalismo (2013) e Administração (2017) pela Faculdade Boas Novas - FBN.
  • Leandro Paiva, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS, na Universidade Federal do Amazonas/UFAM.
    Pesquisador apoiado pela FAPEAM. Mestrando em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas. Pós-Graduado em Museografia e Patrimônio Cultural (Claretiano). Graduado em Educação Física e História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 

Referências

BÍBLIA, Português. A Bíblia Sagrada: Antigo e Novo Testamento. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição rev. e atualizada no Brasil. Brasília: Sociedade Bíblia do Brasil, 1969.

BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2005.

CAILLÉ, Alain. Dádiva e associação, in Paulo Henrique Martins (org.), A dádiva entre os modernos: discussão sobre os fundamentos e as regras do social. Petrópolis: Vozes, 2002.

CESAR, Waldo; SHAULL, Richard, Pentecostalismo e o futuro das Igrejas Cristãs. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999).

DURKHEIM, Emile. Da divisão do trabalho social. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

DURKHEIM, Emile. As formas elementares da vida religiosa. 3° Reimpressão, São Paulo: Paullus, Trad: Joaquim Pereira Neto, 2018.

MARTINS, Paulo Henrique. A sociologia de Marcel Mauss: Dádiva, simbolismo e associação. In: Revista Crítica de Ciências Sociais, 73, Dezembro 2005, p. 45-66.

MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

MAUSS, Marcel; HUBERT, Henri. Sobre o sacrifício. São Paulo: Cosac & Naify. Mills, C. Wright (1992), “The Sociological Imagination and the Promise of Sociology”, in Anthony Giddens (org.), Human Societies: An Introductory Reader in Sociology. Cambridge/Oxford: Polity Press, 2005.

ROLIM, Francisco Cartaxo. Pentecostais no Brasil: uma interpretação sócia religiosa. Rio de Janeiro: Vozes, 1985.

SARGES, Maria de Nazaré. Os portugueses na cidade: trabalho e cotidiano (Belém - 1900). In: SOUSA, Fernando; MARTINS, Ismênia; MATOS, Izilda. (Org.). Nas Duas Margens: os portugueses no Brasil. Porto: Edições Afrontamento, 2009, v. 01, p. 177-187.

WEBER, Max. Religião e racionalidade econômica. In Gabriel Cohn (org.), Weber, 5. ed., São Paulo, Ática 1991.

VAUX, Roland. Instituições de Israel no Antigo Testamento. São Paulo: Teológica, 2003.

Downloads

Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT (artigos)

Como Citar

JUSTAMAND, Michel; VARGAS, Fátima M. Flores de; PAIVA, Leandro. AS PRIMEIRAS TROCAS E REPRESENTAÇÕES COLETIVAS COMO ELEMENTOS DE COMPREENSÃO DAS NEGOCIAÇÕES COM O SAGRADO NA CONTEMPORANEIDADE. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 11, n. 28, p. 601–617, 2020. DOI: 10.25247/paralellus.2020.v11n28.p601-617. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/1735.. Acesso em: 27 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 130

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.