ULTRAMONTANISMO X ILUSTRAÇÃO: ASSISTÊNCIA E EDUCAÇÃO COMO ESPAÇOS DE DISCUSSÃO POLÍTICA E RELIGIOSA NO BRASIL – SÉCULO XIX/XX
DOI :
https://doi.org/10.25247/paralellus.2021.v12n30.p545-567Mots-clés :
Lazaristas, Questão religiosa, Ultramontanismo, Modernização imperial, Ideias políticas.Résumé
Este artigo trata das discussões entre a Igreja romana e os campos político e intelectual no
Brasil sobre o tema da assistência e educação. Tomamos por referência o processo de reforma católica ultramontana, iniciado no século XIX e estendido até a formação da romanização no início do século XX. Nesse contexto, a Igreja contaria com a atuação de ordens religiosas, como foi o caso da Congregação da Missão que assumiu importantes funções no governo imperial, dentre as quais a assistência social e da educação. Tendo em vista o processo de laicização encampado pela ala política, buscou-se afastar a Igreja destas instituições, o que pode ser verificado nas discussões propostas no final do Segundo Reinado e nos projetos que se avistaram no início da República. No início do século XX, a Igreja reagiu a esse processo reaproximando-se dos intelectuais e do campo político, que, então, promoveria ações que lhe garantiria a influência nos setores em disputa.
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