O CÔMICO E O MÍTICO

NARRATIVAS RELIGIOSAS NUMA PERSPECTIVA SIMBÓLICA DO HUMOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2023.v14n35.p561-576

Palavras-chave:

Cômico, Mítico, Narrativa, Religião, Humor

Resumo

Este artigo pretende tomar parte no debate sobre a relação entre religião e humor, especificamente a partir de objetos imagéticos com alto teor comunicativo e instauradores de sentido. Para isso, aproxima o conceito de mito religioso à necessidade fundamental humana de desenvolver narrativas, propondo novas formas de expressão condizentes com as manifestações mais atuais dos indivíduos e das comunidades. Em sua primeira parte, discute a aproximação entre mito e cômico. Em seguida, apresenta o papel do humor como uma importante estratégia narrativa da humanidade ao longo dos séculos, para, enfim, particularizar a proposta ao redor de duas figuras escolhidas, ambas com o propósito de demonstrar o potencial de comunicação presente no humor, inclusive em se tratando de produções com temática religiosa. Pretende, assim, participar do crescente interesse da área de Ciências da Religião pelo contato com o universo das artes, como forma legítima de expressão do espírito humano e produtora de novos conhecimentos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Reinaldo Felipe Martins Filho, Pontifícia Universidade Católica de Goiás/PUC-Goiás, Brasil; Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás, Brasil

    Doutor em Ciências da Religião. Doutor em Filosofia. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Realizou estágio Pós-Doutoral em Teologia, com Bolsa CNPq, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem formação nas áreas de Filosofia, Teologia, Música e Ciências da Religião. Atua como Coordenador do Bacharelado em Filosofia do Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFITEG).

  • Natã Silva Nazareno, Pontifícia Universidade Católica de Goiás/PUC Goiás, Brasil

    Mestrando em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Licenciado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás. Bacharel em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFITEG). Artista com experiência na área de Desenho, ilustração artística e editorial. Ampla habilidade com softwares para fins de elaboração e tratamento de imagens.

Referências

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rebelais. Tradução: Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2010.

BAUDELAIRE, Charles. Escritos sobre arte. Organização e tradução: Plínio Augusto Coêlho. São Paulo: Editora Hedra, 2011.

BERGER, Peter Ludwig. O dossel sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. Tradução de José Carlos Barcellos. São Paulo: Paulinas, 1985.

BERGER, Peter L. O riso redentor: a dimensão cômica da experiência humana. Tradução: Noéli Correia de Melo Sobrinho; revisão da tradução: Beatriz Silveira Castro Filgueiras. Petrópolis, RJ: Vozes: 2017.

BERGSON, Henri. O Riso: Ensaio sobre o significado do cômico. 1.ed. Tradução: Maria Adriana Camargo Cappello. São Paulo: EDIPPRO, 2018.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Tradução de Fernando Tomaz. Lisboa: DIFEL Divisão Editorial Ltda., 1998.

ELIADE, Mircea. Mito e Realidade. São Paulo: Editora Perspectiva S. A., 2004.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. 1.ed. Tradução: GEN. Rio de Janeiro: LTC, 2015.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Tradução: João Paulo Monteiro. São Paulo: Perspectiva, 2014 (Coleção Estudos).

MARTINS FILHO, J. R. F. Sobre o protagonismo laical do catolicismo popular: pistas para reflexão. Revista Eclesiástica Brasileira, v. 78, p. 679-694, 2019a.

MARTINS FILHO, J. R. F. O entendimento reflexionante apoderou-se da filosofia: elementos da crítica hegeliana a Kant. Sapere Aude: Revista de Filosofia, v. 10, p. 681-701, 2019b.

MARTINS FILHO, J. R. F. Intencionalidade, sentido e autotranscendência: Viktor Frankl e a Fenomenologia. Ekstasis – Revista de Hermenêutica e Fenomenologia, v. 8, p. 21-37, 2019c.

MARTINS FILHO, J. R. F. Música e identidade no catolicismo popular: um estudo sobre a folia de reis e a romaria ao divino pai eterno em Goiás. São Paulo: Edições Terceira Via, 2020.

MARTINS FILHO, J. R. F.; VELOSO, M. G. F. A religião como fonte de sentido nas poesias de Seu Freitas. Interações – Cultura e Comunidade, v. 16, p. 73-92, 2021.

MINOIS, Georges. História do riso e do escárnio. Tradução: Maria Elena O. Ortiz Assumpção. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

OTTO, Rudolf. O Sagrado: um estudo do elemento não-racional na ideia do divino e a sua relação com o racional. Tradução de Prócoro Velasques Filho. São Bernardo do Campo: Imprensa Metodista, 1985.

RIVIÈRE, Claude. Os Ritos Profanos. Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

RUIZ, Castor Bartolomé. Os paradoxos do imaginário. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2005.

VICENTE, J. J. N. L. B.; MARTINS FILHO, J. R. F. Imprevisibilidade e irreversibilidade da ação. Theoria, v. VII, p. 135-146, 2015.

Downloads

Publicado

2024-01-17

Edição

Seção

TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT (artigos)

Como Citar

MARTINS FILHO, José Reinaldo Felipe; NAZARENO, Natã Silva. O CÔMICO E O MÍTICO: NARRATIVAS RELIGIOSAS NUMA PERSPECTIVA SIMBÓLICA DO HUMOR. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 14, n. 35, p. 561–576, 2024. DOI: 10.25247/paralellus.2023.v14n35.p561-576. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/2344.. Acesso em: 30 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 439

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.