INTERDISCIPLINARIDADE E O ENSINO RELIGIOSO
DOI :
https://doi.org/10.25247/paralellus.2018.v9n22.p717-735Mots-clés :
Ensino Religioso. Interdisciplinaridade. Práticas docentes.Résumé
Considerando os desafios que a disciplina de Ensino Religioso enfrenta para ganhar espaço e valorização no campo educacional e também sobre a importância de se pensar em trabalhar com a interdisciplinaridade na prática docente, o objetivo do artigo é apresentar uma reflexão sobre a relação entre o Ensino Religioso e a interdisciplinaridade no contexto escolar. Nesse sentido, o artigo aborda três tópicos essenciais: o primeiro apresenta o Ensino Religioso como uma das áreas do conhecimento. O segundo tópico faz uma reflexão sobre a interdisciplinaridade, na visão de alguns autores, como Fazenda, Japiassu, Morin e Santomé. O terceiro traz uma abordagem acerca de como se dar a interdisciplinaridade no campo da disciplina de Ensino Religioso. Por fim, após uma breve apresentação de uma proposta de interdisciplinaridade no campo do Ensino Religioso, voltada para alunos do Ensino Fundamental, afirma-se que o Ensino Religioso exerce um forte papel no contexto da interdisciplinaridade, tendo em vista ser uma disciplina que possui vínculos de conteúdos que vão de encontro com os saberes de outras disciplinas.
Enviado: 19-10-2018 - Aprovado e publicado: 12-2018
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