INTERDISCIPLINARIDADE E O ENSINO RELIGIOSO

Autores

  • Ivanaldo Oliveira Santos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Maria José Araújo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2018.v9n22.p717-735

Palavras-chave:

Ensino Religioso. Interdisciplinaridade. Práticas docentes.

Resumo

Considerando os desafios que a disciplina de Ensino Religioso enfrenta para ganhar espaço e valorização no campo educacional e também sobre a importância de se pensar em trabalhar com a interdisciplinaridade na prática docente, o objetivo do artigo é apresentar uma reflexão sobre a relação entre o Ensino Religioso e a interdisciplinaridade no contexto escolar. Nesse sentido, o artigo aborda três tópicos essenciais: o primeiro apresenta o Ensino Religioso como uma das áreas do conhecimento. O segundo tópico faz uma reflexão sobre a interdisciplinaridade, na visão de alguns autores, como Fazenda, Japiassu, Morin e Santomé. O terceiro traz uma abordagem acerca de como se dar a interdisciplinaridade no campo da disciplina de Ensino Religioso. Por fim, após uma breve apresentação de uma proposta de interdisciplinaridade no campo do Ensino Religioso, voltada para alunos do Ensino Fundamental, afirma-se que o Ensino Religioso exerce um forte papel no contexto da interdisciplinaridade, tendo em vista ser uma disciplina que possui vínculos de conteúdos que vão de encontro com os saberes de outras disciplinas.

Enviado: 19-10-2018 - Aprovado e publicado: 12-2018

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ivanaldo Oliveira Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
    Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UERN (2005), com pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade de São Paulo (2011) e pós-doutorado em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. E-mail: ivanaldosantos@yahoo.com.br.
  • Maria José Araújo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

    Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Graduada em Teologia e em Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia e em História e Cultura Africana e Afro-brasileira. E-mail: mjcaico@yahoo.com.br.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 40 ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Base na Educação Nacional. Brasília: Ministério da Educação, 1996.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Religioso. Brasil: Ministério da Educação, 1997.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio. Acesso em: 10 jul. 2018.

CAMILO, Janaína. Ensino Religioso na escola pública: uma mudança de paradigma. In: Revista de Estudos da Religião, n. 2, p. 26-36, 2004.

CNBB. O Ensino religioso. São Paulo: Paulinas, 1987.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e Interdisciplinaridade no ensino brasileiro. 6 ed. são Paulo: Loyola, 2011.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1989.

FERNANDES, Madalena. Afinal, o que é ensino religioso? São Paulo: Paulus, 2000.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. In: Revista Unioeste, Campus Foz do Iguaçu, v. 10, n. 1, p. 41-62, 2008.

GONÇALVES FILHO, Tarcizo. Ensino religioso e formação do ser político: uma proposta para a consciência de cidadania. Petrópolis: Vozes, 1998.

GONÇALVES, Maria Augusta Salin. Teoria da ação comunicativa de Habermas: possibilidades de uma ação educativa de cunho interdisciplinar na escola. In: Educação & Sociedade, on-line, vol. 20, n. 66, p. 125-140, 1999.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

JAPIASSU, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1991.

JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Ensino Religioso e a Interdisciplinaridade. Curitiba: IESDE, 2015.

MORIN, Edgar. O problema epistemológico da complexidade. Lisboa: Publicações Europa-América. 1986.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Edição

Seção

TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT (artigos)

Como Citar

SANTOS, Ivanaldo Oliveira; ARAÚJO, Maria José. INTERDISCIPLINARIDADE E O ENSINO RELIGIOSO. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 9, n. 22, p. 717–735, 2018. DOI: 10.25247/paralellus.2018.v9n22.p717-735. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/1297.. Acesso em: 27 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 181

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.