INTERDISCIPLINARIDADE E O ENSINO RELIGIOSO
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2018.v9n22.p717-735Palavras-chave:
Ensino Religioso. Interdisciplinaridade. Práticas docentes.Resumo
Considerando os desafios que a disciplina de Ensino Religioso enfrenta para ganhar espaço e valorização no campo educacional e também sobre a importância de se pensar em trabalhar com a interdisciplinaridade na prática docente, o objetivo do artigo é apresentar uma reflexão sobre a relação entre o Ensino Religioso e a interdisciplinaridade no contexto escolar. Nesse sentido, o artigo aborda três tópicos essenciais: o primeiro apresenta o Ensino Religioso como uma das áreas do conhecimento. O segundo tópico faz uma reflexão sobre a interdisciplinaridade, na visão de alguns autores, como Fazenda, Japiassu, Morin e Santomé. O terceiro traz uma abordagem acerca de como se dar a interdisciplinaridade no campo da disciplina de Ensino Religioso. Por fim, após uma breve apresentação de uma proposta de interdisciplinaridade no campo do Ensino Religioso, voltada para alunos do Ensino Fundamental, afirma-se que o Ensino Religioso exerce um forte papel no contexto da interdisciplinaridade, tendo em vista ser uma disciplina que possui vínculos de conteúdos que vão de encontro com os saberes de outras disciplinas.
Enviado: 19-10-2018 - Aprovado e publicado: 12-2018
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 40 ed. São Paulo: Saraiva, 2007.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Base na Educação Nacional. Brasília: Ministério da Educação, 1996.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Religioso. Brasil: Ministério da Educação, 1997.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio. Acesso em: 10 jul. 2018.
CAMILO, Janaína. Ensino Religioso na escola pública: uma mudança de paradigma. In: Revista de Estudos da Religião, n. 2, p. 26-36, 2004.
CNBB. O Ensino religioso. São Paulo: Paulinas, 1987.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e Interdisciplinaridade no ensino brasileiro. 6 ed. são Paulo: Loyola, 2011.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1989.
FERNANDES, Madalena. Afinal, o que é ensino religioso? São Paulo: Paulus, 2000.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. In: Revista Unioeste, Campus Foz do Iguaçu, v. 10, n. 1, p. 41-62, 2008.
GONÇALVES FILHO, Tarcizo. Ensino religioso e formação do ser político: uma proposta para a consciência de cidadania. Petrópolis: Vozes, 1998.
GONÇALVES, Maria Augusta Salin. Teoria da ação comunicativa de Habermas: possibilidades de uma ação educativa de cunho interdisciplinar na escola. In: Educação & Sociedade, on-line, vol. 20, n. 66, p. 125-140, 1999.
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
JAPIASSU, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1991.
JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Ensino Religioso e a Interdisciplinaridade. Curitiba: IESDE, 2015.
MORIN, Edgar. O problema epistemológico da complexidade. Lisboa: Publicações Europa-América. 1986.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).