DEUS E O BELO: O PAPEL DA CONTEMPLAÇÃO DA BELEZA SENSÍVEL NA FILOSOFIA DA NATUREZA EM SANTO AGOSTINHO
Palabras clave:
Contemplação, Beleza sensível, Deus, Filosofia da Natureza, Santo Agostinho.Resumen
Santo Agostinho possui uma teoria da beleza exaustivamente pensada em sua cosmologia filosófica, todavia, pelo conteúdo e contexto das discussões envolvidas no assunto, não devemos compreender que a contemplação da beleza do cosmos deve ser um fim em si mesma, mas um convite para a contemplação via interioridade da fonte inteligível da beleza sensível, o Belo em si (Deus). Ou seja, na medida em que a beleza cosmológica é uma beleza que provém da Suma Beleza, por ter sido formada por Ela, e igualmente porque imita e participa Dela para ser e permanecer bela, quando o homem contempla o belo no mundo, a despeito desse belo causar prazer ao mesmo, esse contemplar deve servir em última instância, para conduzi-lo à beleza fonte de todas as belezas. Assim, a contemplação da beleza do cosmos é um dos vários caminhos de acesso a Deus.
Data de submissão: 25-02-2016. Aprovado em: novembro de 2016.
Descargas
Referencias
AGUSTIN, San. De la verdadera religion. In: Obras completas de san Agustín. ed. bilíngüe Trad, introd. y notas de Victorino Capánaga. Madrid: La Editorial Catolica/BAC, 2011. tomo IV, p. 3-203.
______. Las confesiones. In: Obras completas de san Agustín. 9. ed. bilíngüe. Trad. de Angel Custodio Vega. Madrid: La Editorial Catolica/BAC, 2013. tomo II, 629 p.
______. Contra los académicos. In: Obras completas de san Agustín. ed. bilíngüe. Trad, introd. y notas de Victorino Capánaga. Madrid: La Editorial Catolica/BAC, 1963. tomo III, p. 1-188.
______. Del libre albedrío. In: Obras completas de San Agustín. ed. bilingüe. Trad. introd. y notas de P. Evaristo seijas. Madrid: La Editorial Católica / BAC,1963. tomo III, p. 190-411.
______. Contra los académicos. In: Obras completas de san Agustín. ed. bilíngüe. Trad, introd. y notas de Victorino Capánaga. Madrid: La Editorial Catolica/BAC, 1963. tomo III, p. 1-188.
______. Las retrataciones. In: Obras completas de san Agustín. ed. bilíngüe. Trad. introd. y notas de Teodoro C. Madrid. Madrid: La Editorial Catolica/BAC, 1995. tomo XL, p. 595-829.
______. La música. In: Obras completas de San Agustín. ed. bilingüe. Trad. introd. y notas de Alfonso Ortega. Madrid: La Editorial Católica / BAC,1988. tomo XXXIX, p. 49-361.
CAPANAGA, Victorino. Introcuccion a los dialogos: principio, proceso y fin de la filosofia agustiniana. In: Obras completas de San Agustín. 6. ed. Trad., introd. y notas de Victorino Capanaga. Madrid: La Editorial Católica/BAC, 1994, v.1, p. 378-426.
ENCICLOPÉDIA BARSA. São Paulo: Encyclopaedia Britannica Editôres Ltda, 1968. v. 5, 476p.
MC WILLIAM, Joanne. Contra academicos. In: FITZGERALD, Allan. (org.). Diccionario de San Agustín: San Agustín a través del tiempo. Burgos: Monte Carmelo, 2001. p. 4-8.
REY ALTUNA, Luis. Qué es lo bello: introducción a la estética de San Agustín. Madrid: Instituto Luis Vives de Filosofía, 1945. 197p.
RODRIGO, José A. Galindo. In: OROZ RETA, José. El pensamiento de San Agustín pera el hombre de hoy. Valencia: EDICEP, 1998. tomo I, p. 523-615.
SARAIVA, F. R. dos Santos. Dicionário Latino – Potugês. Belo Horizonte: Livraria Garnier, 2006. 1.297p.
SVOBODA, Karel. La estética de san Agustín y sus fuentes. Trad. de Luis Rey Altuna. Madrid: Librería Editorial Augustinus, 1958. 350 p.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).