EL PROYECTO CIVILIZADOR NORTEAMERICANO PARA EL INTERIOR DE BRASIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2023.v14n35.p635-649

Palabras clave:

Instituto Ponte Nova, Historia de la Educación Protestante, Bahia

Resumen

Este artículo pretende analizar la acción misionera presbiteriana norteamericana en el interior de Brasil que tuvo tres ejes de actuación: religión, educación y salud. Y la educación serviría de vehículo para la implementación de su propuesta. El marco teórico-metodológico se basa en los conceptos de representación y prácticas (CHARTIER, 1990), cultura escolar (JULIA, 2001) y civilización (ELIAS, 1994). La estación misionera planeada y fundada en 1906 por William Alfred Waddell, en la ciudad de Wagner (Bahia), pretendía dominar y civilizar su entorno. Creado por la Misión Central de Brasil, de acuerdo con las normas educativas presbiterianas norteamericanas, el Instituto Ponte Nova desempeñó un papel fundamental en la formulación de la política de acción de esa organización misionera. La institución de enseñanza media rural tenía como objetivo formar profesores para sus escuelas y hombres que serían evangelistas y futuros ministros de sus iglesias, transformándolos en agentes de una nueva propuesta civilizadora. The school offered an integral education, that is, the intellectual, moral and spiritual formation of God-fearing men and women, well instructed and disciplined, lovers of freedom. In addition to being true Christians, they would be citizens participating in the civil and political life of their country, builders of a democratic, modern and progressive society, similar to North American society. For one hundred years – 1871 to 1917 – missionaries linked to the Central Mission of Brazil, departing from Bahia, organized churches, schools and hospitals in their area of jurisdiction.

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Biografía del autor/a

  • Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento, Universidade Tiradentes

    Doutora em Educação (PUC/SP). Bolsista de Produtividade em Educação pelo CNPq, desde 2012. Professora da Graduação e do PPED/Universidade Tiradentes. Líder do Grupo de Pesquisa História das Práticas Educacionais/GPHPE/Unit. Membro da Academia Sergipana de Letras e da Academia Sergipana de Educação.

  • Jorge Carvalho do Nascimento, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

    Doutor em Educação (PUC/SP). Professor Aposentado da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Presidente da Academia Sergipana de Educação. Membro da Academia Sergipana de Letras. E-mail: jocrna@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1545911375120314. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-7189-6137.

  • José Roberto de Souza, Seminário Presbiteriano do Norte (SPN)

    Doutor e Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Mestre em Teologia Histórica pelo Seminário Presbiteriano do Norte (SPN). Especialista em Ensino de História das Artes e das Religiões pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Bacharel em Teologia pelo SPN/UNICAP. Atualmente é coordenador do Departamento de História e professor de História da Igreja no Seminário Presbiteriano do Norte. É integrante dos Grupos de Pesquisas: Religiões, Identidades e Diálogos (UNICAP); História das Práticas Educacionais (UNIT) e do Laboratório de Estudos da História das Religiões - LEHR (UPE). Atualmente desenvolve investigações sobre a História do Protestantismo no Brasil, Fundamentalismo, Fundamentalismo protestantes, História do pentecostalismo e do neopentecostalismo. É curador do Acervo Histórico do Seminário Presbiteriano do Norte e coordenador da montagem do Arquivo do SPN. 

  • Adriano Cordeiro de Morais, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

    Mestrando em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Graduado em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). Graduado em Teologia pela Faculdade KURIOS (Universidade Tiradentes).

     

Referencias

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Publicado

2023-12-29

Número

Sección

TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT (artigos)

Cómo citar

NASCIMENTO, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do; NASCIMENTO, Jorge Carvalho do; SOUZA, José Roberto de; MORAIS, Adriano Cordeiro de. EL PROYECTO CIVILIZADOR NORTEAMERICANO PARA EL INTERIOR DE BRASIL. PARALELLUS Revista de Estudios de Religión - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 14, n. 35, p. 635–649, 2023. DOI: 10.25247/paralellus.2023.v14n35.p635-649. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/2393.. Acesso em: 22 dec. 2024.

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