A SIMBOLIZAÇÃO DA RESISTÊNCIA POLÍTICA NO DISCURSO APOCALÍPTICO JOANINO: MITO E LIBERTAÇÃO NO ALVORECER DO CRISTIANISMO

Autores/as

  • Jair Rodrigues MELO UNICAP-PE.

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2011.v2n3.p45-54

Palabras clave:

Literatura apocalíptica, Império Romano, Novo Testamento, Resistência sociorreligiosa.

Resumen

O presente artigo versa sobre o processo de simbolização da resistência política presente no discurso apocalíptico joanino. Propõe-se analisar as relações entre a realidade simbólica produzida pelo discurso apocalíptico joanino e a resistência política da comunidade do “discípulo amado” diante da opressão do Império Romano no alvorecer do cristianismo. Nesse sentido, a partir de uma metodologia de natureza bibliográfica, o presente artigo fomenta uma reflexão crítica entre o texto e contexto da apocalíptica joanina, embasada nos pressupostos teórico-metodológicos da hermenêutica bíblica contemporânea.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Jair Rodrigues MELO, UNICAP-PE.
    Mestrando em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. Graduado em História, pela Universidade Regional do Cariri - URCA e Graduando em Psicologia (VIII semestre) pela Faculdade de Ciências Aplicadas Dr. Leão Sampaio. Professor da Universidade Regional do Cariri - URCA na área de História do Brasil e Professor de História do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Salesiano.

Cómo citar

MELO, Jair Rodrigues. A SIMBOLIZAÇÃO DA RESISTÊNCIA POLÍTICA NO DISCURSO APOCALÍPTICO JOANINO: MITO E LIBERTAÇÃO NO ALVORECER DO CRISTIANISMO. PARALELLUS Revista de Estudios de Religión - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 2, n. 3, p. 45–54, 2013. DOI: 10.25247/paralellus.2011.v2n3.p45-54. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/186.. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos similares

1-10 de 108

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.