Archives

  • DEVOTIONS IN CONTEMPORARY TIMES
    Vol. 15 No. 36 (2024)

    Devotional practices are a central dimension of the expression of faith in Catholicism and accompany almost all of its history. However, their trajectory, in terms of their recognition, is permeated by recurring ambivalence, resulting from the type of relationship that the Catholic hierarchy has with these practices, sometimes censoring and condemning, sometimes absorbing and reconfiguring their meanings and practices in accordance with theological orthodoxy. Devotions have persisted in constant reworking due to the relationships they have maintained with the market, the power of the image and the new sensitivities in contemporary society. The dossier will welcome research that favors new approaches in theoretical-methodological terms, new objects and new approaches, such as performance, imagery and materialities.

    Coordination: Prof. Dr. José Afonso Chaves and Prof. Dr. Newton Darwin de Andrade Cabral, UNICAP

  • RELIGIONS, SPIRITUALITIES AND EDUCATION
    Vol. 14 No. 35 (2023)

    The dossier will publish the results of research that establishes links between religions, spiritualities and education, in conjunction with the Sciences of Religion. From this perspective, interdisciplinary studies on the relationship between the triad of religion, spirituality and education in the public space, in human action and in social coexistence in its multiple dimensions will be highlighted. Based on the studies developed in this area, approaches will be sought to religious traditions, philosophies of life, care for the environment, human rights, post-colonial studies and Religious Education, with a focus on studies on the curriculum, teacher training, pedagogical resources and teaching and learning processes that enhance methodologies that favor dialogue and coexistence in the midst of diversity.

    Coordination: Profa. Dra. Wellcherline Miranda Lima e Prof. Dr. Sergio Sezino Douets Vasconcelos, UNICAP.

  • DOSSIÊ ESPECIAL: OS ESTUDOS DO IMAGINÁRIO NO BRASIL, HOMENAGEM À PROFA. DRA. DANIELLE PERIN ROCHA PITTA
    Vol. 14 No. 34 (2023)

    Ementa: Pesquisadora pioneira no campo de estudos das imagens, a antropóloga franco-brasileira, Profª Drª Danielle Perin Rocha Pitta, inaugura e cria a partir de 1970, trabalhos interdisciplinares, grupos e métodos de pesquisas sobre o imaginário; inspirando-se, principalmente, nos estudos de seu mestre e amigo, o renomado antropólogo francês Gilbert Durand. De maneira geral, seus trabalhos buscam demonstrar que o imaginário brasileiro, diferentemente do imaginário europeu, caracteriza-se por ser uma espécie de mosaico, já que mitos e símbolos oriundos de diferentes tradições culturais e espiritualidades coexistem na realidade brasileira: cristianismo, cultos indígenas, religiões de matriz africana e espiritualidades orientais, entre outras. Tendo em vista a relevância do legado da obra da Profª Rocha Pitta, não somente para as investigações antropológicas sobre o Imaginário do Nordeste brasileiro, mas também para as Ciências das Religiões, propõe-se, então, a composição de um dossiê, reunindo artigos, entrevistas, resumos e depoimentos, em torno de objetos e temas de Estudos do Imaginário sobre as nossas religiões e espiritualidades.

    Coordenação: Carlos André Cavalcanti (UFPB), Gilbraz Aragão (UNICAP), Jean-Jacques Wunenburger (Université Lyon 3)

  • VATICANO II, 50 ANOS + 10, O CAMINHO DA RECEPÇÃO
    Vol. 13 No. 33 (2022)

    Ementa: O 60º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II (11 de outubro de 1962) instiga uma reflexão histórico-teológica acerca do conhecimento sobre ele, sua recepção e relevância para a Igreja do século XXI, à luz do pontificado do Papa Francisco, em uma perspectiva ecumênica. O número será organizado em torno de dois pontos: o primeiro (50 anos), com 4 artigos, poderá abordar a questão do conhecimento atual do Vaticano II, a fim de oferecer elementos sobre o estado da pesquisa, o debate hermenêutico, sua recepção e perguntas ainda a serem exploradas, também à luz do que foi feito e pensado por ocasião do 50º aniversário de sua inauguração; o segundo ponto (+10), com outros 4 artigos, poderá descrever o que o Vaticano II diz  à Igreja Católica e ao mundo do século XXI, à luz do pontificado do Papa Francisco, que fez das conclusões daquela assembleia, em espírito e letra, uma fonte perpetuamente viva de sua ação magisterial, com a recuperação e o desenvolvimento de muitas das ideias que animaram o Concílio.


    Coordenação: Prof. Dr. Luiz Carlos Luz Marques, UNICAP e Prof. Dr. Riccardo Burigana, Centro per l'Ecumenismo, Italia

  • RELIGIÃO E POLÍTICA, UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA
    Vol. 13 No. 32 (2022)

    Ementa:

    Na relação entre religião e política chama a atenção a questão da “participação política” como um valor que perpassa o campo das religiões, uma vez que o interesse pela política nunca esteve ausente das intenções religiosas. Isso torna questionável, por exemplo, a separação entre Igreja e Estado ter sido compreendida, durante muito tempo, como uma necessária exclusão de todas as formas religiosas da esfera pública. O dossiê objetiva a reflexão crítica acerca dessa relação e entende que a política é, acima de tudo, a capacidade de realização de alianças transparentes, feitas em função do bem coletivo e fundadas nos princípios da justiça social.

    Coordenação: Prof. Dr. Drance Elias da Silva, UNICAP, Prof. Dr. Carlos André Silva de Moura, UPE e Prof. Dr. Marcos Vinicius de Freitas Reis, UNIFAP

  • FILOSOFIA DA RELIGIÃO
    Vol. 12 No. 31 (2021)

    Ementa:

    A experiência do viver humano é um acontecimento aberto a múltiplas possiblidades, dentre elas, a religião e a pergunta pelo sentido da vida. Grande parte das experiências religiosas admite Deus como a instância última de sentido. A filosofia da religião poderá ser um espaço de reflexão sobre a experiência religiosa, seu lugar na existência humana, seu sentido profundo vivido de forma individual e coletiva. O dossiê acolherá reflexões e pesquisas que pretendam articular as ideias de Deus e de religião com as dimensões da ética, do meio ambiente, da democracia, dos direitos humanos e do pluralismo cultural.

    Coordenação: Prof. Dr. José Tadeu Batista de Souza, UNICAP e Prof. Dr. Cléber Araújo Souto Baleeiro, UMESP.

  • A SABEDORIA NAS SAGRADAS ESCRITURAS
    Vol. 12 No. 30 (2021)

    Ementa:

    A sabedoria prática sempre esteve presente no mundo antigo, sobretudo como forma de saborear a vida em sua inteireza e com integridade. Um tanto dessa vasta experiência humana foi alicerçando culturas, tais como as da África, desde tempos imemoriais, até as culturas das grandes civilizações no Egito, Mesopotâmia, Índia e Oriente. O dossiê abre espaço para artigos que contemplem essa tradição de sabedoria, presente em trechos da literatura sagrada de antigas religiões que servem de referência para a vida das pessoas, no tempo que se chama “hoje”.

    Coordenação: Prof. Dr. João Luiz Correia Júnior, UNICAP

  • INTERPRETAÇÃO PLURALISTA DAS RELIGIÕES
    Vol. 12 No. 29 (2021)

    Ementa:

    Para além da constatação da pluralidade de fato, busca-se avançar na compreensão de um pluralismo religioso por princípio. O dossiê, então, vai selecionar artigos que trabalhem as bases conceituais do “princípio pluralista”, fundamentando-as epistemológica e metodologicamente, para análise da diversidade espiritual do campo religioso brasileiro, dos espaços fronteiriços entre e dentro das religiões, em especial das experiências de diálogos interculturais e inter-religiosos, entre tradições de fé e de convicções.

    Coordenação: Prof. Dr. Gilbraz de Souza Aragão, UNICAP

  • A IGREJA DOS POBRES HOJE
    Vol. 11 No. 28 (2020)

    Ementa:

    A relação da Igreja Católica com a sociedade sempre foi muito evidente, tanto no sentido de sofrer as influências advindas da moldura social, quanto procurando estabelecer os contornos dessa moldura. Na América Latina, a história dessa relação guarda um capítulo emblemático: a experiência da “igreja dos pobres”, que ganhou impulso após a Conferência de Medellín (1968). Um importante desdobramento da “igreja dos pobres” foi a experiência do Regional Nordeste II, da CNBB, que, tendo Dom Helder Camara como figura mais expressiva, foi capaz de vivenciar uma prática eclesial preocupada em reconfigurar a injusta moldura que contornava a sociedade na segunda metade do século XX. No mundo de hoje, em um contexto de fortes mudanças culturais e religiosas, reconhecidas nas formas de expressão da fé, de pluralismo religioso, de desinstitucionalização das religiões, de vivências individualizadas da religião, de bricolagem de crenças e de uma religiosidade secularizada, o que ainda ressoa, daquela experiência, na igreja e na sociedade? O dossiê receberá estudos e pesquisas que enfoquem a herança desse modo de ser igreja e como podem ser evidenciadas suas contribuições à esfera pública na sociedade contemporânea.

    Coordenação: Prof. Dr. Flávio Lyra de Andrade, UFPB e Prof. Dr. José Afonso Chaves, UNICAP
  • GÊNERO E RELIGIÃO
    Vol. 11 No. 27 (2020)

    Ementa: O campo social exerce significativa influência na formação das subjetividades e das representações de gênero que, quando potencializadas pela religião, tornam-se instrumentos efetivos de informação, formação e manutenção das construções sociais de sexo. Neste sentido, o dossiê tem por objetivo analisar o campo religioso e sua indissociabilidade cultural no que tange às relações sociais de sexo, trazendo à arena de discussão problematizações de gênero em diálogo com a religião. Isto posto, contará com contribuições temáticas das mais variadas áreas das Ciencias Humanas, especificamente de autores singulares e fundamentais à reflexão proposta.

    Coordenação: Profª Drª Fernanda Lemos, UFPB
  • INDIGENOUS SPIRITUALITIES
    Vol. 11 No. 26 (2020)

    Summary:

    The dossier aims to contribute to the development of reflections on INDIGENOUS SPIRITUALITIES, this important element of identification, unity and ethnic recognition of the indigenous people in Northeastern Brazil. Starting from the acknowledgement that each people has unique religious beliefs and rituals, some indigenous religious practices will be addressed in the perspective of convergences, such as belief in the forces of nature, in enchanted deities and / or in the teachings of ancestors, revered in rituals, ceremonies and festivities Considering this is a very complex and unique topic, the dossier shall bring together studies by renowned researchers and scholars in the field, coming from several Brazilian and foreign Universities with extensive research in indigenous communities.

    Coordinator: Prof. Dr. José Adelson Lopes Peixoto, UNEAL

    Responsible Translator: Túlio Cerqueira Lopes - IC/UFAL

  • Temáticas livres
    Vol. 10 No. 25 (2019)

    Já se passaram mais de cinquenta anos daquele conhecido prognóstico do teólogo americano Harvey Cox, em seu A cidade secular, que previa que no mundo de hoje, quando muita ciência e tecnologia estivessem introjetadas no cotidiano das pessoas, a prática religiosa seria residual, ao menos nos grandes centros urbanos. Para além das controvérsias que cercam as teorias em torno do processo de secularização / dessecularização, o que resulta evidente é que o fenômeno religioso continua de pé, atraindo muita gente ao redor do planeta e se reinventando cada vez mais.
  • TEOLOGIAS DO DIÁLOGO: Páginas sobre o diálogo ecumênico e inter-religioso na história do cristianismo
    Vol. 10 No. 24 (2019)

    Este dossiê foi proposto imediatamente após a publicação da Constituição Apostólica Veritatis gaudium, sobre universidades e faculdades, assinada pelo Papa Francisco em 29 de janeiro de 2018, para abrir um espaço para a publicação de artigos sobre o assunto, dado que a publicação da constituição abriu novos cenários, também e, sobretudo, no campo do diálogo ecumênico e inter-religioso.
  • ROGER BASTIDE: Religião, Sociedade e Conhecimento
    Vol. 10 No. 23 (2019)

    Temos a grata satisfação de apresentar aos leitores o primeiro número de 2019 da Paralellus, a revista do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, da Universidade Católica de Pernambuco. O Dossiê “Visões sobre ROGER BASTIDE: Religião, Sociedade e Conhecimento” foi coordenado pelo Grupo de Pesquisa Religiões, Identidades e Diálogos do PPG-CR da UNICAP, a partir do seu III COLÓQUIO DE ESTUDOS, realizado nos dias 24 e 25 de outubro de 2018.
  • JOSÉ COMBLIN...
    Vol. 9 No. 22 (2018)

    No campo dos estudos das religiões, há expoentes que são como tufões. Na Teologia, em específico, um tufão euro-tropical tem nome: José Comblin! Europeu, fez-se latino-americano; nascido na Bélgica optou por viver grande parte de sua vida no Brasil, onde Joseph ficou o nosso “bom José”, diríamos com Drummond, embora ele tenha sabido deixar-se guiar pelo Espírito e propor respostas quando esteve diante dos inúmeros “e agora, José?”, que lhe foram colocados por circunstâncias políticas e eclesiais, as bruscas variações atmosféricas que enfrentou, escreveríamos por fidelidade à metáfora que estamos usando. Com o Dossiê José Comblin, acrescido dos instigantes artigos propostos e aprovados para Temática Livre, encerramos o último número do volume 2018 da Paralellus - Revista de Estudos de Religião, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, da Universidade Católica de Pernambuco.
  • "Appena 70 anni... Riflessioni storico-teologiche per il 70º anniversario della fondazione del CONSIGLIO ECUMENICO DELLE CHIESE (1948-2018)"
    Vol. 9 No. 21 (2018)

    Para fomentar um melhor conhecimento do passado e do presente do movimento ecumênico, com particular atenção ao papel do Conselho Mundial de Igrejas, nasceu a ideia de publicar um número da revista Parallelus, a fim de oferecer elementos para entender as dimensões histórico-teológicas do movimento ecumênico no século XX e propor novos caminhos de pesquisa com os quais explorar a memória histórica, em tantos casos tão pouco investigada, do ecumenismo para dar um horizonte ao que muitos estão fazendo pela causa da unidade visível da Igreja. Onze autores, ligados a diferentes centros de pesquisa, na Europa e nos Estados Unidos, responderam ao nosso convite com colaborações de grande valor. Na sessão da Paralellus dedicada aos artigos de temática livre, selecionamos, para essa edição, outros seis artigos e uma resenha.
  • TEMÁTICAS LIVRES
    Vol. 9 No. 20 (2018)

    Temos a grata satisfação de apresentar aos leitores o primeiro número de 2018 da Paralellus, a revista do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, da Universidade Católica de Pernambuco. Ele é disponibilizado ao público em contextos internos bastante significativos, uma vez que, neste ano de 2018, a UNICAP está celebrando seu jubileu de diamante: já são 75 anos de atividades – sua primeira Faculdade foi instalada aos 18 de abril de 1943. Simultaneamente, estamos em preparação para vivenciarmos a marca dos 15 anos do Programa – a ser atingida em fevereiro próximo vindouro – metaforicamente remetendo-nos à memória das cerimônias de début, cuja reminiscência aponta rito de passagem para uma maturidade que, no nosso caso, busca traduzir-se como consolidação acadêmica.
  • O CRISTIANISMO E AS SUAS REFORMAS III / IL CRISTIANESIMO E LE SUE RIFORME III
    Vol. 8 No. 19 (2017)

    No terceiro dos seus três números de 2017, a Revista Paralellus, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco, em parceria com o Centro de Estudos para o Ecumenismo na Itália, continua oferecendo suas páginas a pesquisadores das mais variadas tradições que, fiéis ao espírito ecumênico, querem celebrar os 500 anos da Reforma Luterana e seus desdobramentos, centrados na pergunta “Passados 500 anos de seu início, no contexto do século XVI europeu, qual a herança da Reforma, em nosso mundo globalizado, no qual novos imperativos éticos e desafios sociopolítico-religiosos nos convocam à colaboração, ao reconhecimento mútuo, à valorização do diálogo e à renúncia de projetos de hegemonia no campo religioso?”
  • O CRISTIANISMO E AS SUAS REFORMAS II / IL CRISTIANESIMO E LE SUE RIFORME II
    Vol. 8 No. 18 (2017)

    No segundo dos seus três números de 2017, a Revista Paralellus, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco, em parceria com o Centro de Estudos para o Ecumenismo na Itália, continua oferecendo suas páginas a pesquisadores das mais variadas tradições que, fiéis ao espírito ecumênico, querem celebrar os 500 anos da Reforma Luterana e seus desdobramentos, centrados na pergunta “Passados 500 anos de seu início, no contexto do século XVI europeu, qual a herança da Reforma, em nosso mundo globalizado, no qual novos imperativos éticos e desafios sociopolítico-religiosos nos convocam à colaboração, ao reconhecimento mútuo, à valorização do diálogo e à renúncia de projetos de hegemonia no campo religioso?”
  • O CRISTIANISMO E SUAS REFORMAS I / IL CRISTIANESIMO E LE SUE RIFORME I
    Vol. 8 No. 17 (2017)

    Em seu três números de 2017, a Revista Paralellus, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco, em parceria com o Centro de Estudos para o Ecumenismo na Itália, oferece suas páginas a pesquisadores das mais variadas tradições que, fiéis ao espírito ecumênico, querem celebrar os 500 anos da Reforma Luterana e seus desdobramentos, centrados na pergunta “Passados 500 anos de seu início, no contexto do século XVI europeu, qual a herança da Reforma, em nosso mundo globalizado, no qual novos imperativos éticos e desafios sociopolítico-religiosos nos convocam à colaboração, ao reconhecimento mútuo, à valorização do diálogo e à renúncia de projetos de hegemonia no campo religioso?”
  • DOSSIÊ MÉTODOS, TÉCNICAS E TENDÊNCIAS DE PESQUISA EM ESTUDOS DE RELIGIÃO
    Vol. 6 No. 13 (2015)

    Nesta edição, os textos revelam a multiplicidade de abordagens que caracterizam a área, guiados por uma proposta, inter e transdisciplinar que compõe as Ciências da Religião. Não se pode negar que essa considerável quantidade de textos representa, em primeiro lugar, o interesse nos estudos sobre religião e, mais especificamente, no sentido do fato religioso, o qual assinala, em segundo lugar, o “aprofundamento da especificidade do fenômeno religioso no país [e mais ainda] para a constituição de uma área acadêmica dedicada ao seu estudo”, pois é de conhecimento dos cientistas da religião que o nosso campo epistemológico ainda não está consolidado. Nesse trabalho de interpretação do fenômeno religioso, os hermeneutas recorrem a instrumentos específicos dos seus respectivos campos epistemológicos, a saber: história, sociologia, antropologia, filosofia, psicologia, geografia, linguística, teologia etc., cujo objetivo, após um acurado ajuste desses instrumentos para a investigação comparativa dos fatos e a interpretação dos significados, é a construção de uma “sinfonia polifônica”que possibilite esclarecer as experiências religiosas”.
  • DOSSIÊ RELIGIÃO E RELAÇÕES DE GÊNERO
    Vol. 6 No. 12 (2015)

    A trajetória da civilização judaico-cristã está marcada pela complexa relação entre gênero e religião, presente desde sua gênese, na qual o “deus criador” (masculino) foi o responsável pelo surgimento de todas as coisas e criaturas. Para habitar e preservar toda sua criação, fez a sua imagem e semelhança, um “ser perfeito”, que recebeu o nome de Adão (homem). Para que este não ficasse só, foi-lhe retirada parte de sua carne, para criação de outro ser denominado por Eva (mulher); a qual, por sua vez, nasce com a marca da submissão e dependência... No sentido de contribuir com o debate científico sobre as relações envolvendo gênero e religião, a Comissão Editorial da Paralellus trás para esse número um Dossiê com textos produzidos por pesquisadores/as de diversas instituições acadêmicas, que têm dedicado seus estudos a esta temática. 

1-25 of 37