Arquivos - Página 2

  • DOSSIÊ RELIGIÃO E RELAÇÕES DE GÊNERO
    v. 6 n. 12 (2015)

    A trajetória da civilização judaico-cristã está marcada pela complexa relação entre gênero e religião, presente desde sua gênese, na qual o “deus criador” (masculino) foi o responsável pelo surgimento de todas as coisas e criaturas. Para habitar e preservar toda sua criação, fez a sua imagem e semelhança, um “ser perfeito”, que recebeu o nome de Adão (homem). Para que este não ficasse só, foi-lhe retirada parte de sua carne, para criação de outro ser denominado por Eva (mulher); a qual, por sua vez, nasce com a marca da submissão e dependência... No sentido de contribuir com o debate científico sobre as relações envolvendo gênero e religião, a Comissão Editorial da Paralellus trás para esse número um Dossiê com textos produzidos por pesquisadores/as de diversas instituições acadêmicas, que têm dedicado seus estudos a esta temática. 

  • ESPECIAL JOSÉ COMBLIN
    v. 6 n. 11 (2015)

    Esta é a segunda vez que a Revista Paralellus traz uma edição em homenagem ao teólogo José Comblin. A primeira vez foi o dossiê apresentado em nosso v. 4, n. 7, de 2013. Desta vez, a edição está composta, na sua maioria, pelas comunicações apresentadas durante a Semana de Estudos José Comblin – Religiões, Religiosidades e Diálogos: perspectivas a partir do teólogo José Comblin, que ocorreu durante os dias 3 e 4 de setembro de 2014, no campus da UNICAP. 

  • DOSSIÊ RELIGIÃO E LITERATURA
    v. 5 n. 10 (2014)

    A revista Paralellus tem o prazer em disponibilizar aos seus leitores o seu mais novo número – “Religião e Literatura”. Além das seções já conhecidas pelo público leitor, Dossiê e Temática Livre, compartilhamos nesse número a seção Comunicação, com o trabalho A sombra do Padre Cícero..., do prof. Gilbraz Aragão.
  • DOSSIÊ RELIGIÃO E POLÍTICA
    v. 5 n. 9 (2014)

    Ao longo da História, Religião e Política ora se aproximaram, ora se distanciaram. No Brasil, durante o período monárquico, o poder terreno, representado pelo imperador e o poder divino, representado pela Igreja, uniam-se na administração dos destinos do país, algo que foi encerrado a partir da Constituição de 1891, republicana e positivista, que dividiu as coisas de Deus e as coisas do homem. No entanto, a religião não cessou de influenciar nos destinos de nossa sociedade. Ao longo do século XX e hoje em dia, vimos os entrelaçamentos dessas duas esferas através de novos caminhos...

    Seja bem-vindo(a) e tenha uma ótima leitura.

  • DOSSIÊ RELIGIÃO E SUSTENTABILIDADE: MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA
    v. 4 n. 8 (2013)

    Quando pensamos em religião e sustentabilidade podemos cair na tentação de acharmos que já sabemos muito, que esse é um tema já esgotado ou esvaziado. Talvez mais prudente fosse dizer como Guimarães Rosa e assumir que quase nada sabemos, quando muito, desconfiamos de coisas. Se acreditamos desconfiados (paradoxo?) temos maior probabilidade de contribuir com a pesquisa a partir de novas descobertas. Sempre é possível lançar um olhar diferente e disso resultar uma percepção distinta, com sinais antes não percebidos, que poderão nos remeter para caminhos diversos. Quando assim acontece, cria-se um campo fértil para novas epistemologias, de maneira especial a das controvérsias, hoje de reconhecida importância para as ciências da religião.
  • DOSSIÊ JOSÉ COMBLIN
    v. 4 n. 7 (2013)

    Aproveitamos a oportunidade para fazer com este Dossiê uma homenagem ao Pe. José Comblin (falecido em 2011), que nas palavras do prof. Gilbraz Aragão (ex-aluno) continua sendo uma figura simbólica para muitos cristãos e cidadãos espalhados pelo mundo e, sobretudo, na América Latina e no Nordeste brasileiro. Deste modo, é reconhecido como um dos teólogos da aurora da Teologia da Libertação – de modo especial da Teologia da Enxada – com uma produção privilegiada, seja quanto à qualidade, seja quanto ao seu incansável ritmo de produção, destacando-se a publicação, até o final de sua vida, de centenas de artigos e mais de setenta livros. Comblin se mostrou um apaixonado da causa libertária dos pobres, na perspectiva do seguimento de Jesus. Por eles e com eles viveu e morreu, sempre educando para uma esperança mil...
  • DOSSIÊ DIÁLOGOS A PARTIR DAS RELIGIÕES
    v. 3 n. 6 (2012)

    Nesta edição, apresentamos cinco artigos relacionados com a temática “Diálogos” (dentre os quais, alguns elaborados a partir da linha de pesquisa “Diálogos inter-religiosos”, do grupo de pesquisa “Religiões, Identidades e Diálogos”, da UNICAP), assim como, outros três, complementando este número, na seção Temática livre, elaborados por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. Cabe ressaltar que, os textos presentes nesse dossiê procuram identificar possibilidades para o diálogo entre os indivíduos e entre as religiões em seus apontamentos, mas também, propõem uma rica reflexão acerca das religiões e dos indivíduos na contemporaneidade, a partir das profundas mudanças que apontamos no início desta apresentação.
  • DOSSIÊ RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS: CONSTRUINDO COTIDIANOS
    v. 3 n. 5 (2012)

    É com imensa satisfação que a PARALELLUS apresenta seu mais novo número: Religiões afro-brasileiras: construindo cotidianos, desejando transpor mais uma etapa de sua trajetória, tendo como objetivo consolidar sua atuação no cenário acadêmico pernambucano como difusora dos estudos sobre o fenômeno religioso brasileiro mediante a ação de seus intérpretes, cientistas da religião, historiadores, sociólogos, psicólogos, antropólogos entre outros. Esse número é composto por oito artigos sendo cinco envolvendo o “Dossiê” propriamente dito, isto é, a construção do cotidiano pelas religiões afro-brasileiras e três correspondendo à seção “Temática Livre”.
  • DOSSIÊ CRISTIANISMOS: UMA PLURALIDADE DE EXPERIÊNCIAS
    v. 2 n. 4 (2011)

    Uma atualização em torno da mobilidade religiosa do Cristianismo, nos dias atuais, remete-nos a uma melhor percepção de suas faces, releituras, memórias e experiências de fé, vividas em uma polissemia de sentidos e significados por toda a história do nosso País. Chamamos essa pluralidade de percepções e vivências de CRISTIANISMOS: UMA PLURALIDADE DE EXPERIÊNCIAS, que é o tema do Dossiê desta edição de Paralellus. Além dos cinco artigos que contemplam o Dossiê, e problematizam o singular do termo Cristianismo, completa a edição, na Temática Livre, três textos bastante plurais, mas também muito bem elaborados, como segue. Boa leitura.
  • DOSSIÊ BÍBLIA: CRISE E QUESTÕES DE SENTIDO À LUZ DA HERMENÊUTICA BÍBLICO-TEOLÓGICA
    v. 2 n. 3 (2011)

    Os textos que são apresentados neste número, no campo epistemológico das Ciências da Religião, dedicam especial atenção, direta ou indiretamente, à Sagrada Escritura da Religião Cristã. São cinco artigos que, em seu conjunto, denominamos de Dossiê Bíblia. Temos mais outros três que podem ser apresentados como Temática Livre. O ponto comum que atravessa esses artigos é justamente a busca incessante do ser humano pelo sentido da vida, à luz da interpretação bíblica e teológica.
  • PANORAMA DE EXPERIÊNCIAS DO SAGRADO
    v. 1 n. 2 (2010)

    Panorama de experiências do sagrado, constitui uma heterogeneidade disciplinar das propostas e reflexões apresentadas, assim como um diálogo intertextual, que reflete o caráter transdisciplinar e socialmente transversal do fenômeno religioso.
  • Sentir, pensar e dizer o que é o Mestrado em Ciências da Religião - UNICAP
    v. 1 n. 1 (2010)

    Edição de lançamento da Revista Paralellus - Revista eletrônica em Ciências da Religião - Unicap
  • Tutoriais e Diretrizes da Paralellus

    O presente número constitui-se para ajudar autores, editores e avaliadores nos processos dos trâmites editoriais
26-38 de 38