RELIGIÕES ORIENTAIS NO ENSINO RELIGIOSO: ASPECTOS METODOLÓGICOS NA CONSTRUÇÃO DE PERSPECTIVAS DAS PRÁTICAS CURRICULARES DE ENSINO
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Religiões Orientais. Ensino Religioso. CurrículoAbstract
Este artigo propõe algumas reflexões acerca das práticas, das didáticas e das metodologias encontradas nos materiais elaborados e repassados para o Ensino Religioso, direcionando o nosso olhar para os discursos que são produzidos e que são legitimados diante às Religiões Orientais. Buscando assim, compreender como o currículo desse ensino, cuja função é de socializar e de (re) significar conhecimentos que são condensadas por organizações socioculturais, no qual interferem nas práticas educativas e nas construções de referenciais didáticas que dão suportes teóricos metodológicos do fazer pedagógico. Com esse direcionamento, percebemos uma lacuna nas interpelações didáticas e metodológicas voltadas para esse ensino e assim, objetivamos contribuir na construção de atividades com abordagens pedagógicas ao contemplar as Religiões Orientais. Para a realização dessa pesquisa, utilizamos da metodologia qualitativa e bibliográfica com delineamento explicativo fazendo interlocuções com Stevenson (2002), Rodrigues (2015), Sacristán (2013), entre outros autores que potencializam o campo das discussões propostas nesse estudo.
Data de submissão: 12-04-2016. Aprovado em: dezembro de 2016.
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