RELIGIÕES ORIENTAIS NO ENSINO RELIGIOSO: ASPECTOS METODOLÓGICOS NA CONSTRUÇÃO DE PERSPECTIVAS DAS PRÁTICAS CURRICULARES DE ENSINO

Autores

  • Deyve Redyson Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
  • Mirinalda Santos Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Palavras-chave:

Religiões Orientais. Ensino Religioso. Currículo

Resumo

Este artigo propõe algumas reflexões acerca das práticas, das didáticas e das metodologias encontradas nos materiais elaborados e repassados para o Ensino Religioso, direcionando o nosso olhar para os discursos que são produzidos e que são legitimados diante às Religiões Orientais. Buscando assim, compreender como o currículo desse ensino, cuja função é de socializar e de (re) significar conhecimentos que são condensadas por organizações socioculturais, no qual interferem nas práticas educativas e nas construções de referenciais didáticas que dão suportes teóricos metodológicos do fazer pedagógico. Com esse direcionamento, percebemos uma lacuna nas interpelações didáticas e metodológicas voltadas para esse ensino e assim, objetivamos contribuir na construção de atividades com abordagens pedagógicas ao contemplar as Religiões Orientais. Para a realização dessa pesquisa, utilizamos da metodologia qualitativa e bibliográfica com delineamento explicativo fazendo interlocuções com Stevenson (2002), Rodrigues (2015), Sacristán (2013), entre outros autores que potencializam o campo das discussões propostas nesse estudo.

Data de submissão: 12-04-2016. Aprovado em: dezembro de 2016.

doi: 10.20426/P.2178-8162.2016v7n16p439

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Deyve Redyson, Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
    Doutor em Filosofia, Professor do Departamento de Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. E-mail: dredyson@gmail.com.
  • Mirinalda Santos, Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
    Mestra em Ciências das Religiões pelaUniversidade Federal da Paraíba - UFPB. Licenciada em Pedagogia pela UFPB. E-mail: mirirodrigues2@gmail.com.

Referências

CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 37 jan./abr, 2008.

DHAMMASAMI, Vem. khammai. As Quatro Nobres Verdades. In: SASAKI, Ricardo. (Org). Joias Raras: do ensinamento budhista. Belo Horizonte: Nalanda, 2013.

ESCARIÃO, Glória. Formação Docente e Currículo: limites e possibilidades para o (re)conhecimento da diversidade. In ESCARIÃO, G; GALIZA, C. J. R. B; PINHEIRO, F. F. G. (Org.) Globalização, Diversidade e Religiosidade. João Pessoa. Ed. UFPB. 2011,

FLOOD, Gavin. Uma Introdução ao Hinduísmo. Juiz de Fora. Editora UFJF. 2014.

GOSVĀMĪ, Satsvarūpa. Introdução a Filosofia Védica: a tradição fala por si mesma. Tradução: Indrasarana Dasa (Antonio Irapuam Ribeiro Tupinambá) Márcia Regina Borges. São Paulo: Bhktivedanta Book Trust, 1986.

JAIN, Jagdish Chandra. Jainismo: vida e obra de Mahavira Vardhamana. Tradução: Jandyra Waters e Gabriela Bosshard. São Paulo: Athena, 1982.

KUNG-KOAN, Juan. Confucio Educador. Madrid. Instituto San José de Calazans. 1965.

PÁNIKER, Agustín. El Jainismo. História, sociedade, filosofia y practica. Barcelona. Editorial Kairós. 2000.

POCESKI, Mario. Introdução às Religiões Chinesas. São Paulo. Unesp. 2013.

REDYSON, Deyve. Budismo: Da índia para Mundo. O Budha, o Dharma e o Sangha. Revista, REVER, PUCSP. Ano 14. N° 01. Jan/Jun, 2014.

REDYSON, Deyve. Filosofia e Religião no Pensamento de Confúcio. In GNERRE, M. L. A; POSSEBON, F. (Org.) China Antiga: Aproximações Religiosas. São Paulo. Fonte Editorial. 2015.

REDYSON, Deyve. Sobre o Conceito de Religião nas Religiões Orientais. In ROSSI, L. A; JUNQUEIRA, S. (Org.) Religião, Direitos Humanos e Laicidade. São Paulo. Fonte Editorial/Anptecre. 2015.

RINPOCHE, Chagdud Tulku. O caminho budista: uma breve introdução. Três Coroas: Makara, 2012.

RODRIGUES, Elisa. Formação em Ensino Religioso, Dilemas e desafios. In JUNQUEIRA, Sergio R. A. Ensino Religioso no Brasil. Florianópolis. Editora Insular. 2015.

SACRISTÁN, José Gimeno. O que significa o currículo? In SACRISTÁN, J. G. (Org.) Saberes e Incertezas sobre o Currículo. Porto Alegre. Penso. 2013.

STEVENSON, Jay. O mais completo guia sobre filosofia oriental. Tradução Ivo Korytowski. São Paulo: Arx, 2002.

STODDART, William. O Hinduísmo. Tradução de Alberto Vasconcellos Queiroz. São Paulo: IBRASA, 2004.

TRUNGPA, Chögyam. As 4 Nobres Verdades do Budismo e o caminho da libertação. São Paulo. Pensamento. 2013.

WING-TSIT, Chan. O espírito da Filosofia Oriental. In: MOORE, CHARLES, Charles A. (org). Filosofia: Oriente e Ocidente. Tradução de Agenor Soares dos Santos. São Paulo: Cultrix, 1978.

YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? In: PEREIRA, Zuleide da Costa Pereira. CARVALHO, Maria Eulina de. PORTO, Rita de Cassia Cavalcante. (Org). Globalização, interculturalidade e currículo na cena escolar. Campinas, SP: Editora Alínea, 2009.

ZILLES, Urbano. Religiões: crenças e crendices. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

REDYSON, Deyve; SANTOS, Mirinalda. RELIGIÕES ORIENTAIS NO ENSINO RELIGIOSO: ASPECTOS METODOLÓGICOS NA CONSTRUÇÃO DE PERSPECTIVAS DAS PRÁTICAS CURRICULARES DE ENSINO. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 7, n. 16, p. 439–458, 2016. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/759.. Acesso em: 5 maio. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 228

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.