PENTECOSTALISMO, URBANIZAÇÃO E PERIFERIA: PERSPECTIVAS TEÓRICAS

Autor/innen

  • Maxwell Pinheiro FAJARDO UMESP-SP

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2011.v2n4.p181-192

Schlagwörter:

Crescimento pentecostal. Periferia urbana. Industrialização. Migração. Redes religiosas.

Abstract

O pentecostalismo, em suas variadas formas, desenvolveu-se no Brasil em paralelo com o processo de urbanização dos grandes centros urbanos e esse é um fato que não deve ser desconsiderado ao se analisar o perfil da população pentecostal brasileira. Dessa forma, o estudo da relação entre os processos de crescimento do pentecostalismo e da formação das periferias nos grandes centros metropolitanos torna-se uma chave para compreensão das práticas e do cotidiano do grupo religioso que mais tem crescido no país nas últimas décadas. Assim, este trabalho tem por objetivo revisitar as principais contribuições teóricas para o estudo da presença pentecostal na periferia urbana. Para tanto, far-se-á referência a trabalhos que estudam a dimensão religiosa do espaço urbano, bem como a estudos que, embora não tratem especificamente da temática religiosa, oferecem contribuições importantes para a discussão de nosso tema.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografie

  • Maxwell Pinheiro FAJARDO, UMESP-SP
    Doutorando em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Bacharel e licenciado em História. Pesquisador do Grupo de Pesquisas Religião e Periferia na America Latina (Fapesp/Umesp).

Zitationsvorschlag

FAJARDO, Maxwell Pinheiro. PENTECOSTALISMO, URBANIZAÇÃO E PERIFERIA: PERSPECTIVAS TEÓRICAS. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 2, n. 4, p. 181–192, 2013. DOI: 10.25247/paralellus.2011.v2n4.p181-192. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/197.. Acesso em: 3 jul. 2024.

Ähnliche Artikel

11-20 von 89

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.