APRENDENDO SOBRE EDUCAÇÃO COM A FILOSOFIA MADHYAMAKA
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2021.v12n30.p369-382Schlagwörter:
Educação, ensino-aprendizagem, BudismoAbstract
O que é aprender? Qual é o propósito da educação? Como ensinar? Será que podemos encontrar algumas respostas ou indicações a essas perguntas em escritos de uma tradição mística como o Budismo? A ideia inicial do presente estudo foi buscar respostas a estas perguntas em um livro sobre a Escola Filosófica Madhyamaka sendo essa uma filosofia indiana do século II proveniente da antiga Universidade Nalanda. O objetivo principal do estudo foi o de analisar os usos e associações das palavras “ensinar” e “aprender" e estabelecer relações com os modos atuais pelos quais entendemos ensinar e aprender. Para a análise dos dados foi usada a Análise de Conteúdo de Bardin. As categorias apresentadas se referem às três perguntas iniciais formuladas. A partir das análises pode-se adentrar nesse contexto e observar a possibilidade da academia estabelecer diálogos e discutir as sociedades atuais e suas práticas à luz de conhecimentos antigos.
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