DE SÃO JOSÉ DE BOTAS AO CARPINTEIRO DE NAZARÉ

Autor/innen

  • Carlos André Macedo Cavalcanti Universidade Federal da Paraíba, UFPB
  • Raquel de Lourdes de Miranda e Silva Carmona Universidade Federal da Paraíba, UFPB

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2017.v8n19.p503-508

Schlagwörter:

São José de Botas. São José operário. Imagem devocional. Imaginária sacra masculina.

Abstract

No trabalho que ora se apresenta, abordar-se-á a leitura da estética devocional masculina de São José, enquanto polissêmico, no que diz respeito a sua transmutação que perpassa desde a figura que enverga as botas como parte de uma composição característica do imaginário barroco até aquele que possui como atributo um serrote, ou seja, de pai amoroso de Jesus ao Operário de Nazaré. Num estudo que dialoga diretamente com a religiosidade popular, verificar-se-á a aproximação entre o homem e o sagrado materializado. A interação nesse contexto dar-se-á essencialmente quando o devoto se identifica com o seu patrono, até no primeiro de maio, quando mundialmente festeja-se o dia do trabalhador, e também desse operário que ora pertence a uma casta intocável, ora se faz presente ao lado dos que lutam por melhores condições de vida e de trabalho. Com pesquisa feita a partir do estudo iconográfico à luz do imaginário e da revisão bibliográfica presente nas Ciências das Religiões.

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Autor/innen-Biografien

  • Carlos André Macedo Cavalcanti, Universidade Federal da Paraíba, UFPB
    CARLOS ANDRE MACEDO CAVALCANTI Professor Doutor Associado da UFPB desde 1991, onde atua no ensino e na pesquisa nos níveis de Graduação e Pós-Graduação nas áreas de Ciências e História das Religiões. É um dos fundadores da Área de Ciências das Religiões na UFPB (PPGCR e CGCR), onde atuou como Vice-Coordenador (2006 e 2007) e Coordenador (2008 e 2009) da Pós-Graduação. Atua também na Pós-Graduação em História da UFPB Leciona e publica em: Ciências das Religiões, História das Religiões, Teoria do Imaginário e História Moderna. Orientações e projetos de pesquisa são delimitados teórica e tematicamente por: Teoria do Imaginário (Gilbert Durand), Ciência(s) da(s) Religião(ões), Sociologia Compreensiva (Max Weber), Análise conceitual da Intolerância e História/Historiografia da Inquisição Moderna (Sonia Siqueira). É líder dos Grupos Videlicet Religiões, de Estudos em Intolerância, Diversidade e Imaginário (CNPq) e Officium, de História da Inquisição, das Religiões e do Sagrado (CNPq). Tem Mestrado (1990) e Doutorado (2001) em História pela UFPE com Dissertação e Tese sobre História das Religiões/ História da Inquisição. Cursa Pós-Doutorado em Ciências da Religião na PUC-GO. Foi membro fundador do Comitê Nacional da Diversidade Religiosa da SDH/Presidência da República. Atuou como titular na coordenação nacional do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso - Fonaper (2011 a 2014) e é membro das seguintes ONGs: Soter, ABHR, ISERTH e Anpuh. Está lotado no Departamento de Ciências das Religiões da UFPB.
  • Raquel de Lourdes de Miranda e Silva Carmona, Universidade Federal da Paraíba, UFPB
    Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões na Universidade Federal da Paraíba, no qual desenvolve pesquisa na linha de Religião, Cultura e Sistemas Simbólicos, com pesquisa em andamento sobre a imaginária sacra e o imaginário devocional masculino. Membro do Grupo Videlicet.

Literaturhinweise

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CAVALCANTI. Carlos André; CAVALCANTI, Ana Paula. O que é imaginário? Olhar psicossocial da obra transdisciplinar de Gilbert Durand. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015.

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VILHENA, Maria Ângela. Ritos expressões e propriedades. São Paulo: Paulinas, 2005.

Veröffentlicht

2017-12-30

Zitationsvorschlag

CAVALCANTI, Carlos André Macedo; CARMONA, Raquel de Lourdes de Miranda e Silva. DE SÃO JOSÉ DE BOTAS AO CARPINTEIRO DE NAZARÉ. PARALELLUS Zeitschrift für Religionswissenschaften - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 8, n. 19, p. 503–508, 2017. DOI: 10.25247/paralellus.2017.v8n19.p503-508. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/1128.. Acesso em: 26 nov. 2024.

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