DE SÃO JOSÉ DE BOTAS AO CARPINTEIRO DE NAZARÉ
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2017.v8n19.p503-508Keywords:
São José de Botas. São José operário. Imagem devocional. Imaginária sacra masculina.Abstract
No trabalho que ora se apresenta, abordar-se-á a leitura da estética devocional masculina de São José, enquanto polissêmico, no que diz respeito a sua transmutação que perpassa desde a figura que enverga as botas como parte de uma composição característica do imaginário barroco até aquele que possui como atributo um serrote, ou seja, de pai amoroso de Jesus ao Operário de Nazaré. Num estudo que dialoga diretamente com a religiosidade popular, verificar-se-á a aproximação entre o homem e o sagrado materializado. A interação nesse contexto dar-se-á essencialmente quando o devoto se identifica com o seu patrono, até no primeiro de maio, quando mundialmente festeja-se o dia do trabalhador, e também desse operário que ora pertence a uma casta intocável, ora se faz presente ao lado dos que lutam por melhores condições de vida e de trabalho. Com pesquisa feita a partir do estudo iconográfico à luz do imaginário e da revisão bibliográfica presente nas Ciências das Religiões.
Downloads
References
ARGAN, Giulio Carlo. Imagem e persuasão: ensaios sobre o barroco. São Paulo: Editora Schwarcz, 2004, p.51.
BERTOLIN, José Antonio. Curso de Josefologia. Disponível em: http://www.osj.org.br/wp-content/uploads/2016/01/CURSO-DE-JOSEFOLOGIA-VIA-INTERNET.pdf, 2013, p.134-135. Acesso em: 10/09/2017.
CAVALCANTI. Carlos André; CAVALCANTI, Ana Paula. O que é imaginário? Olhar psicossocial da obra transdisciplinar de Gilbert Durand. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015.
COELHO, Beatriz. (Org). Devoção e Arte – Imaginária religiosa em Minas Gerais. São Paulo: EDUSP, 2006.
ELIADE, Mircea. O Sagrado e o Profano. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
GASQUES, Jerônimo. São José: o lírio de Deus – Resgatando a devoção na piedade popular. São Paulo: Paulus, 2015.
MORGAN David. Visual Piety: A History and Theory of Popular Religious Images. Berkeley; Los Angeles; London: University of Califórnia Press, referências1998.
VILHENA, Maria Ângela. Ritos expressões e propriedades. São Paulo: Paulinas, 2005.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).