RELIGIÕES ORIENTAIS NO ENSINO RELIGIOSO: ASPECTOS METODOLÓGICOS NA CONSTRUÇÃO DE PERSPECTIVAS DAS PRÁTICAS CURRICULARES DE ENSINO

Autores

  • Deyve Redyson Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
  • Mirinalda Santos Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Palavras-chave:

Religiões Orientais. Ensino Religioso. Currículo

Resumo

Este artigo propõe algumas reflexões acerca das práticas, das didáticas e das metodologias encontradas nos materiais elaborados e repassados para o Ensino Religioso, direcionando o nosso olhar para os discursos que são produzidos e que são legitimados diante às Religiões Orientais. Buscando assim, compreender como o currículo desse ensino, cuja função é de socializar e de (re) significar conhecimentos que são condensadas por organizações socioculturais, no qual interferem nas práticas educativas e nas construções de referenciais didáticas que dão suportes teóricos metodológicos do fazer pedagógico. Com esse direcionamento, percebemos uma lacuna nas interpelações didáticas e metodológicas voltadas para esse ensino e assim, objetivamos contribuir na construção de atividades com abordagens pedagógicas ao contemplar as Religiões Orientais. Para a realização dessa pesquisa, utilizamos da metodologia qualitativa e bibliográfica com delineamento explicativo fazendo interlocuções com Stevenson (2002), Rodrigues (2015), Sacristán (2013), entre outros autores que potencializam o campo das discussões propostas nesse estudo.

Data de submissão: 12-04-2016. Aprovado em: dezembro de 2016.

doi: 10.20426/P.2178-8162.2016v7n16p439

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Biografia do Autor

  • Deyve Redyson, Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
    Doutor em Filosofia, Professor do Departamento de Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. E-mail: dredyson@gmail.com.
  • Mirinalda Santos, Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
    Mestra em Ciências das Religiões pelaUniversidade Federal da Paraíba - UFPB. Licenciada em Pedagogia pela UFPB. E-mail: mirirodrigues2@gmail.com.

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

REDYSON, Deyve; SANTOS, Mirinalda. RELIGIÕES ORIENTAIS NO ENSINO RELIGIOSO: ASPECTOS METODOLÓGICOS NA CONSTRUÇÃO DE PERSPECTIVAS DAS PRÁTICAS CURRICULARES DE ENSINO. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 7, n. 16, p. 439–458, 2016. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/759.. Acesso em: 25 dez. 2024.

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