EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CANDOMBLÉ: AFRO-RELIGIOSIDADE COMO CONSCIÊNCIA AMBIENTAL "Environmental Education and Candomble: african religiosity as environmental awareness"
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2015.v6n12.pp.%20265-278Palavras-chave:
Cultura. Afroreligiosidade. Ecologia. Sociedade. Meio Ambiente. Culture. Afroreligiosity. Ecology. Society. Environment.Resumo
O ser humano está situado no mundo e dispõe de inteligência e capacidade de refletir sobre ele com o objetivo de transformá-lo por meio do trabalho e ações políticas. A participação do homem como sujeito na sociedade, na cultura e na história se faz à medida que educado para conscientizar-se, assume suas responsabilidades como cidadão. Assim, o homem é o elemento e o sujeito da educação, que é sempre uma ação política transformadora. A educação ambiental é definida no Tratado de Educação Ambiental para a Sociedade Sustentáveis, como um processo dinâmico em permanente construção, que é orientado por valores que promovem a transformação social. Esta proposta educacional encontra equivalência na constituição e nas práticas da cultura afro-brasileira, mais especificamente o Candomblé. Os orixás são “forças inteligentes da natureza” e “entidades espirituais regentes”. Enquanto forças inteligentes da natureza vinculam-se ao cosmos, identificando-se com os elementos e manifestações naturais. Enquanto entidades espirituais regentes vinculam-se às pessoas, funcionando como arquétipos da personalidade humana. Seres complexos, os orixás permitem múltiplas classificações, conforme a genealogia, as características e a metodologia ritualística. Sua identificação maior, porém, está no vínculo de cada qual com os elementos da Natureza. Relacionados esses conhecimentos, com entrevistas feitas com lideres religiosas do Candomblé, tornou-se possível discutir a relação entre o Candomblé e a educação ambiental. O trabalho foi desenvolvido de acordo com a pesquisa etnográfica e teve como objetivo analisar as contribuições da cultura religiosa do Candomblé na cidade de Belém – PA para a formação de um modelo de consciência ambiental, que entende a importância do meio natural, para os seus adeptos e para todos.
Palavras-chave: Cultura. Afroreligiosidade. Ecologia. Sociedade. Meio Ambiente.
Abstract
The human being is in the world and has the intelligence and ability to reflect on himself in order to transform him through work and political action. The participation of man as a subject in society, culture and history is made as educated to become aware assumed his responsibilities as citizen. Thus man is the element and the subject of education, which is always a transformative political action. Environmental education is defined in the Treaty of Environmental Education for Sustainable Society, as a dynamic process in permanent construction, which is guided by values that promote social transformation. This educational proposal is equivalence in the constitution and practices of the African-Brazilian culture, specifically the Candomblé. The deities are "intelligent forces of nature" and "ruling spiritual entities". While intelligent forces of nature are linked to the cosmos, identifying with the elements and natural manifestations. While regents spiritual entities are linked to people, working as archetypes of human personality. Complex beings, deities allow multiple classifications, according to genealogy, features and ritualistic methodology. His greatest identification, however, is the link of each with the elements of nature. Relating this knowledge to interviews with religious leaders of Candomblé, made it possible to discuss the relationship between Candomble and environmental education. The study was conducted according to ethnographic research and aimed to analyze the contributions of the religious culture of Candomblé in Belém - PA to the formation of a model of environmental awareness, which takes into consideration the importance of the natural environment for its adepts and for all.
Keywords: Culture. Afroreligiosity. Ecology. Society. Environment.
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Relação dos Entrevistados
Oneide Monteiro – Mametu Nangetu – Sacerdotisa na Religião Candomblé, Nação Angola, líder do Terreiro Mansu Nangetu, Concedeu seu depoimento em Belém (PA), aos 14 de Outubro de 2013.
Rosalidia Tavares Sutelo – Oya Nirolê – Sa - Sacerdotisa na Religião Candomblé, Nação Jeje, líder do Terreiro Ilê Asé Oya Nirolê Igbalé, Concedeu seu depoimento em Ananindeua (PA), aos 17 de Outubro de 2013.
Virginia Lunalva Miranda de Sousa – Iyá Ominisàá - Sacerdotisa na Religião Candomblé, Nação Ketu, líder do Terreiro Ilê Asé Iyabá Omi, Concedeu seu depoimento em Belém (PA), aos 15 de Novembro de 2013.
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