DEZESSEIS SÉCULOS DE DIÁLOGO

DE NICÉIA AO VATICANO II, RUMO A UMA IGREJA SINODAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2025.v16n39.p233-238

Palavras-chave:

Ecumenismo, Ciências da Religião, Teologia, Unidade

Resumo

Este número da Revista Paralellus, intitulado "DEZESSEIS SÉCULOS DE DIÁLOGO: DE NICÉIA AO VATICANO II, RUMO A UMA IGREJA SINODAL", celebra os marcantes aniversários de 1700 anos do Concílio de Nicéia (325 d.C.) e 60 anos do encerramento do Concílio Vaticano II (1962-1965). Os autores destacam esses concílios como pilares cruciais que moldaram a identidade, a teologia e a missão da Igreja, propondo sobre eles uma reflexão histórica, teológica, ecumênica e espiritual. A publicação é resultado do projeto internacional "Sempre Nicéia", uma iniciativa que nasceu das propostas de Papa Francisco (2013-2025) para seu pontificado, que buscavam fomentar o diálogo e a redescoberta histórica da fé comum aos cristãos. Com a colaboração de mais de sessenta pesquisadores de treze países, o projeto explorou a relevância e atualidade de Niceia sob perspectivas multidisciplinares e pluriconfessionais. O objetivo central foi aprofundar o conhecimento de Nicéia e sua recepção, analisando suas fontes, interpretações ao longo da história e sua presença no diálogo ecumênico e nas diversas Igrejas. A convergência entre a memória de Nicéia e o legado do Vaticano II revela-se profundamente fecunda para a Igreja contemporânea, pois ambos os concílios abordaram questões fundamentais como a identidade de Cristo, a natureza e a unidade da Igreja. Os artigos do volume cobrem temas diversos, incluindo pneumatologia, arianismo, mudanças antropológicas, construção doutrinal e sinodalidade. Essa releitura crítica das fontes históricas e teológicas transcende a mera erudição, apresentando-se como um convite urgente para a Igreja do século XXI promover a reconciliação das memórias e contribuir para a construção da paz em um mundo fragmentado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Riccardo Burigana, PFTIM - Napoli

    Doutor em História (1991), pela Universidade da República de San Marino (1991). Professor visitante permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco, desde 2007. Professor convidado da Pontificia Facoltà di Teologia dell'Italia Meridionale FTIM, Sezione San Tommaso - Napoli, desde 2022 e da Facoltà Teologica dell'Italia Centrale - Firenze, desde 2016. Presidente da Associazione Italiana dei Docenti di Ecumenismo, desde 2008. E-mails: direttore@centroecumenismo.it e presidente@aidecu.it. 

  • Luiz Carlos Luz Marques, Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP / Brasil

    Doutor em História das Religiões pela Università degli Studi, Bologna (1998). Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1980). Professor Assistente IV da Universidade Católica de Pernambuco. Membro do colegiado do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião (Mestrado e Doutorado, nível 4), da mesma Universidade, desde 2006.1. Vice líder do Grupo de Pesquisa Estudos Transdisciplinares em História Social, da UNICAP e membro do Grupo de Pesquisa Videlicet - Estudos em Religiões, Intolerância e Imaginário, da UFPB. ACADEMIA.EDU: https://luizcarlosluzmarques.academia.edu/ e https://unicap.academia.edu/LuizCarlosLuzMarques

Referências

Editoriais da Paralellus

BURIGANA, Riccardo. Artigo no Osservatore Romano

Publicado

2025-12-23

Como Citar

BURIGANA, Riccardo; MARQUES, Luiz Carlos Luz. DEZESSEIS SÉCULOS DE DIÁLOGO: DE NICÉIA AO VATICANO II, RUMO A UMA IGREJA SINODAL. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 16, n. 39, p. 233–238, 2025. DOI: 10.25247/paralellus.2025.v16n39.p233-238. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/3501.. Acesso em: 28 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

21-30 de 548

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>