O DISCURSO RELIGIOSO NA MÍDIA DE MASSA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2020.v11n26.p131-147

Palavras-chave:

Ciências da Religião, Campo religioso, Teledifusão, Proselitismo

Resumo

O objetivo deste artigo é oferecer uma leitura analítica de dados recentes sobre a presença e a intensidade da difusão de conteúdo religioso por meio do sistema de televisão aberta no Brasil. Sabendo que a recepção de conteúdo via TV aberta é ainda uma poderosa ferramenta de comunicação de massa, relacionamos a presença de conteúdo religioso nesse modal de mídia com o conceito de proselitismo, propondo uma reflexão crítica sobre a importância da presença no ambiente televisivo para as denominações religiosas. Para tanto, utilizamos dois instrumentos metodológicos: a leitura analítica de dados estatísticos já disponíveis e uma revisão de bibliografia com referências que ajudam a embasar teoricamente a discussão. Procuramos demonstrar que a inserção das comunidades religiosas no ambiente midiático é uma ferramenta profícua para a implantação de uma estratégia de proselitismo; e que, em contrapartida, a exposição de diversas e múltiplas denominações leva a um ambiente concorrencial que induz facilmente ao trânsito de fiéis entre comunidades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Breno Martins Campos, Pontifícia Universidade de Campinas, PUC-Campinas

    Doutor em Ciências Sociais e mestre em Ciências da Religião. Professor da Pontifícia Universidade de Campinas,  PUC-Campinas, Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, CCHSA, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião. E-mail: brenomartinscampos@gmail.com.

  • Felipe Zangari, Pontifícia Universidade de Campinas, PUC-Campinas
    Mestre em Ciências da Religião pela PUC-Campinas. Diretor-executivo da Rádio Brasil Campinas. E-mail: felipe.zangari@gmail.com.

Referências

ALBERICH, Emílio. A catequese na Igreja de hoje. São Paulo: Salesiana Dom Bosco, 1983.

ALBUQUERQUE, Leila Marrach Basto de. A religião cabe nos números? REVER – Revista de Estudos da Religião, p. 59-67, dez. 2008. Disponível em: https://www.pucsp.br/rever/rv4_2008/t_albuquerque.pdf. Acesso em: 16 nov. 2019.

ANCINE. TV Aberta – Informe Anual 2016. Disponível em https://oca.ancine.gov.br/sites/default/files/repositorio/pdf/informe_tvaberta_2016.pdf. Acesso em: 16 nov. 2019.

BERGER, Peter L. O dossel sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. 2 ed. São Paulo: Paulus, 1985.

BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

CAMPOS, Leonildo Silveira. "Evangélicos de missão" em declínio no Brasil: exercícios de demografia religiosa à margem do Censo de 2010. In: TEIXEIRA, Faustino; MENEZES, Renata (Orgs.). Religiões em movimento: o Censo de 2010. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 127-160.

CAMPOS, Leonildo Silveira; COBRA, Marcos Henrique Nogueira; COSTA, Esdras Borges. Hóstias Edir contêm mais Deus: marketing e religião. RAE – Revista de Administração de Empresas, v. 36, n. 2, p.5-11, abr.-jun. 1996. Disponível em: https://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/artigos/10.1590_S0034-75901996000200009.pdf. Acesso em: 18 nov. 2019.

CAMURÇA, Marcelo Ayres. O Brasil religioso que emerge do Censo de 2010: consolidações, tendências e perplexidades. In: TEIXEIRA, Faustino; MENEZES, Renata (Orgs.). Religiões em movimento: o Censo de 2010. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 63-87.

ECCO, Clóvis; RIBEIRO, Wesley dos Santos. O outro é diferente de mim. Guará – Revista de Linguagem e Literatura, v. 7, n. 2, p. 153-161, jul.-dez.2017. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/article/view/6228/3553. Acesso em: 19 nov. 2019.

FONTENELLE, Isleide Arruda. O nome da marca: McDonald's, fetichismo e cultura descartável. Reimp. São Paulo: Boitempo, 2002.

GONÇALVES, Antonio Baptista. Direitos humanos e (in)tolerância religiosa: laicismo – proselitismo – fundamentalismo – terrorismo. São Paulo: PUC-SP, 2011. (Tese de Doutorado em Doutorado em Filosofia do Direito.). Disponível em: https://leto.pucsp.br/bitstream/handle/5668/1/Antonio%20Baptista%20Goncalves.pdf. Acesso em: 15 nov. 2019.

MARTINO, Luís Mauro Sá. Mídia, religião e sociedade: das palavras às redes digitais. São Paulo: Paulus, 2016.

MARTINO, Luís Mauro Sá. Midiatização da religião e secularização: pensando as práticas religiosas no ambiente das mídias. Revista de Comunicação da FAPCOM, v. 1, n. 1, p. 97-108, 2017. Disponível em: http://fapcom.edu.br/revista-paulus/index.php/revista-paulus/issue/view/2/showToc. Acesso em: 19 nov. 2019.

PIERUCCI, Antônio Flávio. O crescimento da liberdade religiosa e o declínio da religião tradicional: a propósito do Censo de 2010. In: TEIXEIRA, Faustino; MENEZES, Renata (Orgs.). Religiões em movimento: o Censo de 2010. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 49-61.

PIERUCCI, Antônio Flávio. Reencantamento e dessecularização: a propósito do auto-engano em sociologia da religião. In: SOBRAL, Fernanda A. da Fonseca; PORTO, Maria Stela Grossi. A contemporaneidade brasileira: dilemas para a imaginação sociológica. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2001. p. 49-50.

PIERUCCI, Antônio Flávio. Secularização e declínio do catolicismo. In: SOUZA, Beatriz Muniz de; MARTINO, Luís Mauro Sá. Sociologia da religião e mudança social: católicos, protestantes e novos movimento religiosos no Brasil. São Paulo: Paulus, 2004. p. 13-21.

ROSADO-NUNES, Maria José; CAMPOS, Breno Martins; STEINER, Neusa C. S. Editorial: A religião entre números. REVER – Revista de Estudos da Religião, v. 8, dez. 2008. Disponível em: https://www.pucsp.br/rever/rv4_2008/editorial.htm. Acesso em: 16 nov. 2019.

SANTOS, Milene Cristina. O proselitismo religioso entre a liberdade de expressão e o discurso de ódio: a "guerra santa" do Neopentecostalismo contra as religiões afro-brasileiras. Brasília: UnB, 2012. (Dissertação de mestrado em Direito.). Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/13873/1/2012_MileneCristinaSantos.pdf. Acesso em: 11 mai. 2019.

TOSTES, Angelica; RIBEIRO, Claudio de Oliveira (Orgs.). Religião, diálogo e múltiplas pertenças. São Paulo: Annablume, 2019.

Downloads

Publicado

2020-04-29

Edição

Seção

TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT (artigos)

Como Citar

CAMPOS, Breno Martins; ZANGARI, Felipe. O DISCURSO RELIGIOSO NA MÍDIA DE MASSA. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 11, n. 26, p. 131–147, 2020. DOI: 10.25247/paralellus.2020.v11n26.p131-147. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/1571.. Acesso em: 27 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

131-140 de 489

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.