A Manifestação das obscenidades infanto-juvenis e a cultura escolar – uma perspectiva cultural
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2015.v2n4.pp.%20266-278Palavras-chave:
Educação, cultura escolar, cultura infanto-juvenil.Resumo
O artigo aborda um aspecto da cultura infanto-juvenil denominada por Dominique Julia como cultura obscena, que se manifesta e se reproduz no microuniverso da escola, fazendo parte da cultura escolar e relaciona a sua origem, estruturação e reprodução com a macrocultura social. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada no pensamento de alguns autores das áreas da filosofia, sociologia, antropologia e história no qual se faz uma análise crítico-conceitual, axiológica e fenomenológica sobre o tema. A pesquisa teve os seguintes resultados: a confirmação da existência do que Domique Julia denomina cultura infanto-juvenil obscena, sen-do que essa se constitui, dentre outros elementos, por um conjunto de expressões escritas, verbais e gestuais, manifestando-se dentre outros lugares na escola e fazendo parte da cultura da mesma. Comprova-se também, que o microuniverso da educação escolar está intimamente conectado com o macrouniverso da cultura social se constituindo em grande parte, como um reflexo da mesma.
Abstract:
The article discusses one aspect of youth culture named by Dominique Julia as obscene culture, which manifests and reproduces in the school microuniverse as part of the school culture and relate their origin, structure and reproduction with social macroculture. This is a literature search, based on the thought of some authors from the fields of philosophy, sociology, anthropology and history in which it makes a critical and conceptual analysis, axiological and phenomenological on the subject. The research had the following results: confirmation of the existence of that Domique Julia named juvenile culture obscene, and this constitutes, among other things, a set of written, verbal and gestural expressions, manifesting itself among other places in school and part of the same culture. It proves also that the micro world of education is closely connected with the macro universe of social culture constituting largely as a reflection of it.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.