As cidades mineiras do barroco nos cinejornais da Agência Nacional
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2021.v8n15.p102-116Palavras-chave:
Turismo, Cinejornais, Segundo Governo Vargas, Ditadura Militar Brasileira.Resumo
O presente artigo examina três cinejornais produzidos pela Agência Nacional e analisa imagens e narração na tentativa de compreender os discursos produzidos sobre o patrimônio histórico do país, considerado um dos elementos fundamentais das práticas turísticas. A investigação utiliza-se do método indiciário e da análise fílmica, propostos por Carlo Ginzburg (1989) e por Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété (2012), respectivamente, e de conceitos desenvolvidos por Stuart Hall (2006). A originalidade do trabalho proposto recai na utilização de filme documentário na pesquisa em turismo e na interlocução com os campos de conhecimento da História, Cinema e Sociologia. O principal resultado alcançado foi a verificação da possibilidade de entrelaçamento das noções de identidade nacional e identidade turística.
Downloads
Referências
AGUIAR, Leila Bianchi. Cidade morta, cidade monumento, cidade turística: a construção de memórias sobre Ouro Preto. In: CASTRO, Celso et al. (Orgs.). História do turismo no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013, p. 177-195.
ARCHANGELO, Rodrigo. Imagens do poder e o poder das notícias nos cinejornais. In: ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA, 21., 2012, Campinas. Anais... Disponível em: http://www.encontro2012.sp.anpuh.org/site/anaiscomplementares. Acesso em: 28/09/2020.
ATUALIDADES Agência Nacional n. 47. Produção: Agência Nacional, 1964. (8 min.), son., p&b. Disponível em: http://www.zappiens.br/portal/home.jsp. Acesso em: 20/10/2018.
BARANOWSKI, Shelley. Strength through Joy – Consumerism and mass tourism in the Third Reich. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
BARRENHA, Natalia Christofoletti. E o Estado entra em cena (1932-1966). In: RAMOS, Fernão Pessoa; SCHVARZMAN, Sheila. Nova história do cinema brasileiro. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2018. v.1.
“AUTOR”; “AUTOR”.
BIZELLO, Maria Leandra. Imagens de convencimento: cinejornais e filmes institucionais nos anos JK. ArtCultura – Revista de História, Cultura e Arte. Uberlândia, v. 11, n. 18, p. 43-58, 2009. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/issue/view/208. Acesso em: 24/08/2019.
CIDADES mineiras do barroco. Supervisão Geral: Renato Bittencourt. Produção: Agência Nacional, 1977. (9 min.), son., color. Disponível em: http://www.zappiens.br/portal/home.jsp. Acesso em: 10/10/2018.
CINEJORNAL Informativo n. 19/54. Produção: Agência Nacional, 1954. (8 min.), sem som, p&b. Disponível em: http://www.zappiens.br/portal/home.jsp. Acesso em: 15/10/2018.
FAUSTO, Boris. História do Brasil. 14. ed. atual. e ampl. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012. (Didática, 1).
FICO, Carlos. O regime militar no Brasil (1964-1985). 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2005. (Que História é Esta?).
FICO, Carlos. O golpe de 64: momentos decisivos. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014. (Coleção FGV de bolso. Série História).
FICO, Carlos. Ditadura militar brasileira: aproximações teóricas e historiográficas. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 9, n. 20, p. 05-74. jan./abr. 2017. Disponível em: http://revistas.udesc.br/index.php/tempo/issue/view/2175180309202017/showToc. Acesso em: 02/03/2018.
______. História do Brasil contemporâneo. São Paulo: Contexto, 2019. (História na universidade).
FUENTES VEGA, Alicia. The politics of memory, tourism and dictatorship: Revisiting Franco’s Valley of the Fallen. Journal of Tourism History. v. 9, n. 1, p. 70-91, 2017. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/1755182X.2017.1348545. Acesso em: 15/10/2020.
GINZBURG, Carlo. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. Tradução de Maria Betânia Amoroso; tradução dos poemas de José Paulo Paes. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
GOMES, Ana Lúcia de Abreu. Brasília nos filmes da Novacap. Resgate: Revista interdisciplinar de cultura, Campinas, v. 21, n. 1,p. 49-58, 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/issue/view/1175. Acesso em: 24/08/2019.
GOMES, Renata Vellozo. Cotidiano e cultura no Rio de Janeiro na década de 1950: os cinejornais da Agência Nacional. Arte & Ensaios. Rio de Janeiro, v. 15, p. 40-45, 2007. Disponível em: https://www.ppgav.eba.ufrj.br/wp-content/uploads/2012/01/ae15_renata_gomes.pdf . Acesso em: 24/03/2018.
GUIMARÃES, Valéria Lima. O turismo levado a sério: Discursos e relações de poder no Brasil e na Argentina (1933-1946). Rio de Janeiro, Tese (Doutorado), Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2012.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
LÓPES. Tânia. Rotas nacionais: fragmentando os roteiros turísticos sobre Ouro Preto. In: BANDUCCI JR., Álvaro; BARRETO, Margarita. (org.). Turismo e identidade local: uma visão antropológica. Campinas: Papirus, 2001. p. 65-88.
MAIA, Paulo Roberto de Azevedo. Canal 100: a trajetória de um cinejornal. Campinas, Dissertação (Mestrado), Universidade Estadual de Campinas, 2006.
MAIA, Tatyana de Amaral (org.). Imagens e propaganda política na ditadura civil-militar (1964-1979): tópicos de pesquisa. Jundiaí: Paco Editorial, 2018. Arquivo Kindle.
NAPOLITANO, Marcos. 1964: História do regime militar brasileiro. São Paulo: Contexto, 2014. E-book.
NAPOLITANO, Marcos. Coração civil: a vida cultural brasileira sob o regime militar (1964-1985) – ensaio histórico. São Paulo: Intermeios: USP – Programa de Pós-Graduação em História Social, 2017. (Coleção Entr(H)istória).
OLIVEIRA, Ana Paula Silva; SILVA, Andreza Lisboa da. A representação do Nordeste no Cinejornal Informativo: análise do contexto social da região na década de 1950. Lumina - Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF, Juiz de Fora, v. 10, n. 2, p. 1-15, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/issue/view/907 . Acesso em: 03/02/2019.
OSÁCAR MARZAL, Eugeni. La imagem turística de Barcelona a través de las películas internacionales. Pasos – Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, v. 14, n. 4, 2016, p. 843-858. Disponível em http://www.pasosonline.org/es/articulos/945- . Acesso em: 24/02/2019.
POUPAULT, Christophe. Concilier dictature totalitaire et tourisme. Le régime fasciste italien face à ses ambitions touristiques. Diacronie. Studi di Storia Contemporanea: Viaggi e turismo nell’Europa del Novecento. Bologna, Itália, v. 36, n. 4, 2018. Disponível em: http://www.studistorici.com/2018/12/29/poupault_numero_36 . Acesso em: 15/10/2020.
RAMOS, Fernão Pessoa. Mas afinal... o que é mesmo documentário?. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008.
SAMPAIO, Sofia. O filme turístico em Portugal: 1939 - 1949. In: ATAS DO ENCONTRO ANUAL DA AIM – ASSOCIAÇÃO DE INVESTIGADORES DA IMAGEM EM MOVIMENTO, 3., 2014, Coimbra. Atas... Coimbra: AIM, 2014. p. 416-430. Disponível em: https://aim.org.pt/?p=publications&sp=atas&i=2&l=en . Acesso em: 15/06/2020.
SOUZA, José Inácio de Melo. Trabalhando com cinejornais: relato de uma experiência. História: questões & debates, Curitiba, v. 38, n. 1, p. 43-62, 2003. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/historia/issue/view/297/showToc . Acesso em: 10/10/2018.
SCHVARZMAN, Sheila. A educação rural e a participação norte-americana no cinema educativo brasileiro (1954-1959). In: RAMOS, Fernão Pessoa; SCHVARZMAN, Sheila. Nova história do cinema brasileiro. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2018. v.1.
SKIDMORE, Thomas E. Brasil: de Getúlio a Castello (1930-64). Tradução: Berilo Vargas. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
TEIXEIRA, Clara Alves. Cinejornal Brasileiro: a documentação do esporte no Estado Novo em comparação com a estética de Leni Riefenstahl. Belo Horizonte, Dissertação (Mestrado), Universidade Federal de Minas Gerais, 2011.
VANOYE, Francis; GOLIOT-LÉTÉ, Anne. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.