A nacionalização do ensino na colônia Neu-Württemberg, noroeste do Rio Grande do Sul, durante o Estado Novo (1937-1945)
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2015.v2n4.pp.%20204-217Palabras clave:
Nacionalização, ensino, Neu-Württemberg, Colégio Elsenau.Resumen
Objetiva-se estudar os reflexos provocados pela campanha de nacionalização no coti-diano das escolas comunitárias, mantidas pelas famílias alemãs e seus descendentes, na colônia particular Neu-Württemberg (Panambi), localizada no noroeste do Rio Grande do Sul. Destacar-se-á, nesse contexto, as implicações decorrentes da política nacionalista adotada pelo Estado No-vo (1937-45), a qual proclamava o emprego da língua portuguesa como oficial, proibindo a utili-zação de línguas estrangeiras, como a alemã, e a atuação de professores não nacionais. Essa me-dida acarretaria, dentre outros problemas, o fechamento de estabelecimentos escolares, como o Colégio Elsenau, principal centro germanista local, resistente a essa política, e a transferência de seus alunos para a rede pública, onde o Estado, por sua vez, se encarregaria da difusão de um dis-curso de nacionalização que objetivava incutir nesses indivíduos considerados enquistados um sentimento de brasilidade.
Abstract:
This study focuses on the reflections caused by the nationalization campaign in the daily lives of community schools, maintained by the German families and their descendants, in particular colony Neu-Württemberg (Panambi), located in the northwest of Rio Grande do Sul. Standing out will, in this context, the implications of the nationalist policy of the New State (1937 -45), which proclaimed the use of Portuguese as official, prohibiting the use of foreign languages such as German, and the role of non-national teachers. This measure would entail, among other problems, the closing of schools such as the College Elsenau, the main center location germanista, resistant to this policy, and the transfer of their students for the public, where the state, in turn, would be responsible the diffusion of a nationalization of discourse aimed to instill in those individuals considered encysted a sense of Brazilianness.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.