Apresentação do Dossiê

Autores

  • Fabiano Quadros Rückert Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • José Nilo Bezerra Diniz Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2020.v7n14.p303-308

Resumo

No decorrer do ano de 2019, apresentamos para a Equipe Editorial da História Unicap a proposta do dossiê intitulado “História Ambiental e as (re)leituras do passado”. Entre o movimento inicial de proposição, o processo de submissão e avaliação dos artigos e a publicação da presente edição da revista, a Pandemia de COVID-19 atingiu o Brasil e afetou todos os segmentos da sociedade brasileira. No ambiente acadêmico, a Pandemia atingiu os três pilares da Universidade Brasileira na medida em que dificultou – e, em alguns casos até inviabilizou – as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Com limitações operacionais e com um esforço de adaptação de discentes, docentes e gestores, as Universidades foram gradualmente retomando suas atividades. Dentro deste contexto, e sem perder de vista as adversidades decorrentes dos sucessivos cortes orçamentários na área do Ensino Superior vivenciadas pela comunidade acadêmica brasileira ao longo dos últimos anos, acreditamos que a publicação deste Dossiê pode ser considerada um êxito. E este êxito não teria sido possível sem a colaboração dos pesquisadores que participaram como autores(as) ou como avaliadores(as) dos artigos reunidos na História Unicap – Volume 7, número 14. Na condição de organizadores, agradecemos aos colaboradores(as) da revista e estendemos o agradecimento à Equipe Editorial...

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fabiano Quadros Rückert, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

    Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Membro do Diretório de Pesquisa História, Água e Meio Ambiente.

  • José Nilo Bezerra Diniz, Universidade Federal de Santa Catarina
    Possui graduação em História Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Ceará. Mestrado em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina, com bolsa CAPES; e doutorado em História Cultural pela mesma Instituição, com bolsa FAPESC. Realizou estágio de doutorado sanduíche na Universidade Aberta de Lisboa. Tem interesse na área de história e meio ambiente, com ênfase nos seguintes temas: História, Natureza e Cultura. É especialista em História da África, sobretudo no que concerne à experiência colonial portuguesa em Angola.

Referências

ALIER, Joan Martínez. Da economia Ecológica ao Ecologismo Popular. Blumenau: FURB, 1998.

ALIER, Joan Martínez. El ecologismo de los pobres. Conflictos ambientales y lenguajes de valoración. Barcelona: Icaria/FLACSO, 2004.

ALIMONDA, Héctor. (Comp.). Los tormentos de la materia. Aportes para una ecología política latinoamericana. Buenos Aires: CLACSO, 2006.

ALIMONDA, Héctor. (Org.). La Naturaleza Colonizada. Ecología Política y Minería en la América Latina. Buenos Aires: CLACSO/Ediciones CICCUS, 2011.

CROSBY, Alfred W. Imperialismo Ecológico: a expansão da biológica da Europa. 900-1900. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

DEAN, Warren. A Botânica e a Política Imperial: a introdução e a domesticação de plantas no Brasil. Estudos Históricos, vol. 4, n. 8, 1991, p. 216-228.

DEAN, Warren. A ferro e fogo: a história da devastação da Mata Atlântica Brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

ESCOBAR, Arturo. Una Minga para el postdesarrolo: lugar médio ambiente e movimentos sociales en las transformaciones globales. Lima: Universidade Maior de San Marcos, 2010.

ESCOBAR, Arturo. Depois da Natureza. Passos para uma Ecologia Política Antiessencialista. In: PARREIRA, Clélia; ALIMONDA, Héctor (Orgs.). Políticas Públicas Ambientais Latino-Americanas. Brasília: FLACSO/Editorial Abaré, 2005, p.17-65.

KOSELLECK, Reinhart. Estratos do tempo: Estudos sobre História. Rio de Janeiro: Contraponto: PUC-Rio, 2014.

LEFF, Enrique. Epistemologia Ambiental. São Paulo: Cortez, 2001.

LEFF, Enrique. Racionalidade ambiental: a apropriação social da natureza. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

PÁDUA, José Augusto; CARVALHO, Alessandra Izabel de. A construção de um país tropical: apresentação da historiografia ambiental sobre o Brasil. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v.27, n.4, out.-dez. 2020, p.1311-1340.

THOMAS, Keith. O homem e o mundo natural: mudanças de atitude em relação às plantas e aos animais (1500-1800). São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

WORSTER, Donald. Nature’s Economy: A History of Ecological Ideas. New York: Cambridge University Press, 1992.

WORSTER, Donald. Para fazer história ambiental. Estudos históricos, vol. 4, n. 8. 1991, p 198-215.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

RÜCKERT, Fabiano Quadros; DINIZ, José Nilo Bezerra. Apresentação do Dossiê. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 7, n. 14, p. 303–308, 2020. DOI: 10.25247/hu.2020.v7n14.p303-308. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/1900.. Acesso em: 30 abr. 2024.