A história de um passado “injusto”: povos indígenas, livro didático e formação para cidadania
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2017.v4n7.p75-89Palavras-chave:
Livro didático de História, Povos Indígenas, Ensino de História.Resumo
O trabalho propõe a reflexão sobre a relação entre ensino de História e formação para a Cidadania, a partir das narrativas sobre os povos indígenas nos livros didáti-cos de História para o Ensino Fundamental, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático e utilizados no município de Belém, no estado do Pará. Argumenta-mos que a representação do Índio na narrativa didática possui determinada função pedagógica que inviabiliza o seu protagonismo nos eventos históricos.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.