A história de um passado “injusto”: povos indígenas, livro didático e formação para cidadania

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2017.v4n7.p75-89

Palavras-chave:

Livro didático de História, Povos Indígenas, Ensino de História.

Resumo

O trabalho propõe a reflexão sobre a relação entre ensino de História e formação para a Cidadania, a partir das narrativas sobre os povos indígenas nos livros didáti-cos de História para o Ensino Fundamental, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático e utilizados no município de Belém, no estado do Pará. Argumenta-mos que a representação do Índio na narrativa didática possui determinada função pedagógica que inviabiliza o seu protagonismo nos eventos históricos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mauro Cezar Coelho, Universidade Federal do Pará
     Professor Associado da Universidade Federal do Pará, onde atua na Faculdade de História e no Programa de História Social da Amazônia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Colonial e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: amazônia colonial, história indígena e do indigenismo, história da ciência, história da educação e ensino de história.
  • Taissa Cordeiro Bichara, Universidade Federal do Pará
    Graduanda do 9º semestre do curso de Licenciatura em História pela Universidade Federal do Pará. Integrante do Grupo de Pesquisa de História indígena e do indigenismo na Amazônia (HINDIA), e do grupo Oficinas de História (UERJ). 

Downloads

Publicado

2017-11-10

Como Citar

COELHO, Mauro Cezar; BICHARA, Taissa Cordeiro. A história de um passado “injusto”: povos indígenas, livro didático e formação para cidadania. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 4, n. 7, p. 75–89, 2017. DOI: 10.25247/hu.2017.v4n7.p75-89. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/987.. Acesso em: 28 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 261

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.