Modernização, sanitarismo e cotidiano urbano: o processo de implantação do sistema de água encanada em Jacobina (1955-1963)
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2017.v4n8.p161-173Palavras-chave:
modernização, sanitarismo, água encanada, Jacobina-BAResumo
Na década de 1950, na cidade de Jacobina, interior da Bahia, irrompeu um processo de moder-nização dos espaços urbanos, sendo edificada uma série de obras na cidade, como a pavimenta-ção das ruas centrais e abertura de uma larga avenida, a construção do serviço de esgoto e água encanada, a organização do serviço de limpeza urbana e a ampliação da rede de energia elétrica. O objetivo do presente artigo é analisar a implantação do sistema de água encanada na cidade neste contexto. Ao longo do texto, abordamos as motivações que mobilizavam representantes políticos locais, jornalistas e médicos na instalação do serviço de água encanada na cidade na-quele momento. O texto explora as seguintes questões: Qual a imagem de cidade almejava com as obras? Quais implicações sociais o citado equipamento moderno provocava no cotidiano ur-bano? Como se deu o processo de instalação do serviço de água encanada em Jacobina, naquele contexto? No sentido de examinar a implantação do equipamento de modernização da cidade, para além da leitura da bibliografia concernente à temática da pesquisa, foram consultadas fon-tes primárias como periódicos, Código de Posturas, ofícios da administração municipal, Atas da Câmara de Vereadores, leis municipais, textos memorialísticos e fotografias.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.