Traçando o perfil social de técnicos contabilistas: uma análise prosopográfica a partir de fontes encontradas no Memorial do Colégio Farroupilha de Porto Alegre/RS

Autores

  • Eduardo Cristiano Hass da Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Milene Moraes de Figueiredo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2016.v3n6.p451-462

Palavras-chave:

Prosopografia. Acervos particulares. História da educação.

Resumo

Em 2002, devido à necessidade de preservar e divulgar a história tanto da escola como de sua mantenedora foi criado o Memorial do Colégio Farroupilha, espaço de memória de uma escola privada de Porto Alegre que  guardou ao longo dos anos diversas atas de reuniões, livros de correspondências, periódicos escolares, fotos, mobília, entrevistas de história oral, entre outros documentos.  O memorial consiste em um espaço de pesquisa e atividades pedagógicas. São feitas oficinas e visitas guiadas para que os alunos aprendam mais sobre a história da escola e de Porto Alegre. Devido a considerável quantidade e variedade de fontes preservadas no acervo, o mesmo também apresenta um amplo leque de possibilidades de pesquisa. Neste estudo pretendemos apresentar o potencial dos memoriais escolares na realização de pesquisas históricas, dando ênfase à utilização de fontes escritas e orais aplicadas à metodologia da prosopografia, que consiste na elaboração de quadros biográficos que permitem traçar perfis sociais, tomando por estudo de caso o memorial “Do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha.”. O referencial teórico utilizado é a História da Educação, área de pesquisa que afirma-se a partir da História Cultural surgida com os Annales. Os resultados apresentados são parciais, resultantes das pesquisas desenvolvidas pelos autores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eduardo Cristiano Hass da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

    Graduado em História- Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestrando em História na mesma instituição, na linha de pesquisa Sociedade Política e Relações Internacionais. Atua principalmente na área de História da Educação e Cultura Escolar, especificamente com História do Ensino Comercial. Faz parte dos grupos de pesquisa; Entre Memórias e Histórias da Escola no Rio Grande do Sul: do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha (1858-2008); Educação no Brasil: memória, instituições e cultura escolar.

     
  • Milene Moraes de Figueiredo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

    Mestranda em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS na linha Sociedade, Urbanização e Imigração. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência nas áreas de História Cultural do Político e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Resistência, Nacionalização do Ensino e Estado Novo.

     

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

SILVA, Eduardo Cristiano Hass da; FIGUEIREDO, Milene Moraes de. Traçando o perfil social de técnicos contabilistas: uma análise prosopográfica a partir de fontes encontradas no Memorial do Colégio Farroupilha de Porto Alegre/RS. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 3, n. 6, p. 451–462, 2016. DOI: 10.25247/hu.2016.v3n6.p451-462. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/900.. Acesso em: 27 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

91-100 de 273

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.