Indícios corriqueiros da vida de jovens e crianças na cidade de São Paulo (1870-1912)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2018.v5n9.p119-133

Palavras-chave:

Vivências, Infâncias, História da Educação.

Resumo

Esta pesquisa resgatou alguns indícios do cotidiano de algumas das crianças brasileiras, filhas de estrangeiros e estrangeiras, que viveram na região central da cidade de São Pau-lo, durante os anos finais do século XIX e os anos iniciais do século XX. O objetivo deste estudo é o de identificar e reconstituir o dia a dia de algumas dessas crianças, filhas das moradores da região central da cidade de São Paulo, que podem ter frequentado as várias escolas públicas, primárias e privadas elementares, existentes nessa região da cidade. O espaço geográfico deste estudo foi limitado a alguns bairros que circundavam a área cen-tral, por agregarem maior número da população imigrante e operária, com seus respecti-vos filhos. As fontes utilizadas para esta pesquisa foram alguns dos volumes dos Anuá-rios do Ensino do Estado de São Paulo; artigos de periódicos que circulavam na cidade; documentos variados, como ofícios e requerimentos da Instrução Pública. Essas fontes estão alocadas no acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Ainda foram utili-zadas fontes bibliográficas, como Matos (2002), por abordar o cotidiano, a cultura e a his-tória na cidade paulistana e suas relações com a mão de obra imigrante; Kishimoto (1988), por discorrer sobre as escolas maternais, asilos e jardins de infância; Moura (2000), por focar as agruras do dia a dia dos pequenos trabalhadores na cidade recém-industrializada; entre outros autores. Conclui-se que as dificuldades e os obstáculos pelos quais as crianças e jovens viveram no seu cotidiano, não foram em vão, contribuíram a seu modo com a constituição da cidade paulista.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eliane Mimesse Prado, Universidade de Caxias do Sul
    Pesquisadora do Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória (GRUPHEIM); Membro  Red de Estudios de Historia de la Infancia en America Latina(REHIAL); é uma das coordenadoras do Simpósio Temático Infância, adolescência e juventude: história e historiografia da Associação Nacional de História seção Paraná (ANPUH-PR)

Downloads

Publicado

2018-12-01

Como Citar

PRADO, Eliane Mimesse. Indícios corriqueiros da vida de jovens e crianças na cidade de São Paulo (1870-1912). HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 5, n. 9, p. 119–133, 2018. DOI: 10.25247/hu.2018.v5n9.p119-133. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/1061.. Acesso em: 27 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

101-110 de 273

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.