A FINANCEIRIZAÇÃO DOS PAÍSES DEPENDENTES E O PAPEL DO DIREITO.
DOI:
https://doi.org/10.25247/2764-8907.2023.v2n3.p62-74Palabras clave:
capitalismo, sistema financeiro, governabilidadeResumen
A sociedade atual é envolvida em negociações globais e sofremos todas as consequências disso. Partindo da premissa de que a globalização é uma forma de maximização da extração da mais valia e, associado ao crescimento do modo financeiro de administração, produz efeitos inexoráveis à liberdade de um país como o nosso, o artigo investiga formas que o sistema financeiro está se utilizando para maximizar o seu poder sobre a autonomia de alguns países de se autogovernarem. As pesquisas realizadas comprovam a interferência com o respaldo jurídico, legislativo e judicial, afetando direitos sociais das comunidades civis, protegidas ou não por legislação específica.
Descargas
Referencias
DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão de mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo, SP: Boitempo, 2016.
FEDERICI, Silvia. Reencantando o Mundo. São Paulo, Ed. Elefante, 2022.
MELO, Aline Araújo de Albuquerque; ESTEVES, Juliana Teixeira. NEOLIBERALISMO E O SISTEMA DA DÍVIDA: COMO A FINANCEIRIZAÇÃO DA DÍVIDA PÚBLICA PODE AFETAR OS DIREITOS PREVIDENCIÁRIOS NO ESTADO DE PERNAMBUCO. Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife, [S.l.], p. 23 - 38, nov. 2021. ISSN 2448-2307. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ACADEMICA/article/view/252568 . Acesso em: 23 abr. 2023. doi:https://doi.org/10.51359/2448-2307.2021.252568 .
MILLET, Damien; TOUSSAINT, Éric. 50 perguntas 50 respostas : sobre a dívida, o FMI e o Banco Mundial. Tradução de Noémie Rodrigues Josse. São Paulo, SP: Boitempo, 2006.
POLACKOVA, Hana. Contingent Government Liabilities: a hidden risk for fiscal stability. Policy Research Working Paper n. 1989 do Banco Mundial. In: BRASIL. Secretaria do Tesouro Nacional. Manual de Demonstrativos fiscais: Aplicado à União e aos Estados, Distrito Federal e Municípios. 10. Ed. Brasília: Secretaria do Tesouro Nacional. 2019.
TOUSSAINT, Éric. Pistas para alternativas. In: FATTORELLI, Maria Lúcia (org.). Auditoria da dívida externa: questão de soberania. Rio de Janeiro: Contraponto, 2003.
TOUSSAINT, Éric. Le système dette. Histoire des dettes souveraines et de leur répudiation. Paris, 2017.
WORLD BANK GROUP. International Debt Statistics 2020. Disponible en: < https://openknowledge.worldbank.org/handle/10986/32382>. Consultado el: 02 jan. 2021.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Juliana Teixeira Esteves
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Direito, Processo e Cidadania o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).