RELIGIOSIDADE AFRO-MARANHENSE TAMBOR DE MINA E TERECÔ NA MÃO DUPLA DOS ENCANTADOS
Palavras-chave:
Encantados, Maranhão, Tambor de Mina, TerecôResumo
O Tambor de Mina e o Terecô de Codó, são religiões afro-brasileiras trazidos pelos escravizados e escravizadas da África, e tiveram seus primeiros rituais no Maranhão, sendo ambas também cultuadas em estados vizinhos como o Piauí e o Pará. Ambas as religiões possuem seus cultos aos voduns e vodunsis, todavia cada uma com suas especificidades, exemplificando os toques que ocorrem no Terecô onde terreiros e salões que possuem em seus cultos, traços que se assemelham aos do Tambor de Mina, e são chamados de “viradas para mina”. O objetivo desta pesquisa comunicar, expor e dialogar com os dados coletados em uma pesquisa direciona a disciplina Religiões Afro e apresentada em 2022 na UFPB. A metodologia utilizada é pautada em uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, nosso aporte teórico bebeu na fonte de autoras e autores citando-os Mundicarmo Ferretti (1998, 2000, 2001, 2008), Cícero Centriny (2015), Conceição Lima (2020), Sergio Ferretti (1985), e outros(as). Diante dos dados coletados identificamos à importância destas religiosidades de Matriz Africana cultuadas no Maranhão, assim como seu surgimento, sincretismo e os rituais de cura/pajelança trazendo uma contribuição para academia e aos estudos de Ciências das Religiões, e ainda para a amplitude do diálogo entre as áreas de estudos.
Downloads
Referências
AHLERT, Martina, 2013, Cidade Relicário: Uma Etnografia sobre Terecô, Precisão e Encantaria em Codó (Maranhão). Brasília, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade de Brasília, tese de doutorado.
ESPÍRITO SANTO, Diana, 2010, “Parcialidade e materialidade: a distribuição do ser e do saber no espiritismo cubano”, em Maria Olívia Gomes da Cunha (org.), Outras Ilhas: Temporalidades e Transformações em Cuba. Rio de Janeiro, Aeroplano e FAPERJ, 493-548
FERRETTI, Sérgio Figueiredo, 1996, Querebentã de Zomadonu: Etnografia da Casa das Minas do Maranhão. São Luís, Edufma (2.ª edição).
SAMPAIO, D. S. “As manifestações de religiosidade não contêm traços necessários de uma religião”: uma análise das relações entre poder judiciário e religiões afro-brasileiras. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 15, n. 34, p. 54–82, 2015.
Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/7105. Acesso em: 18 nov. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Márcio Rogério Bandeira do Nascimento, Grícia Guedes do Nascimento (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam neste Colóquio concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Colóquio do Grupo de Pesquisa RID o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste Colóquio (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial neste Colóquio.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).