ESPINOZA E SUA FUNDAMENTAÇÃO FILOSÓFICA: DEUS E O HOMEM, UMA ÚNICA SUBSTÂNCIA
Palavras-chave:
Espinosa, Deus, HomemResumo
O presente trabalho tem como propósito elucidar os principais conceitos desenvolvidos por Baruch Espinosa, tendo como eixo central Deus e o homem. Destacamos que no século XVII, as concepções a respeito de Deus se relacionavam com a onipresença, onisciência, onipotência e com a transcendência. Entretanto, Espinosa detinha ideias contrárias à sua época, porque acreditava que Deus é imanente, substância única, infinita, causa de si mesmo. Também considerava que o homem era modos de Deus, possuindo os atributos de extensão, que se referem ao corpo e mente, a qual possui três gêneros do conhecimento, que são: a imaginação, a razão e a ciência intuitiva. Assim, o embasamento teórico utilizado é pesquisa bibliográfica, iniciando-se pela contextualização histórica. Posteriormente, esclarecemos algumas concepções de Espinosa a respeito de Deus e do homem. E, por fim, apontamos a liberdade do homem, visto que o fato de ser livre não se confunde com o livre arbítrio, mas sim, com agir de acordo com sua essência.
Downloads
Referências
CHAUI, Marilena. Espinosa vida e Obra. Spinoza, Benedictus de, 1632-1677. S742p. In: Pensamentos metafísicos; Tratado da correção do intelecto; Ética; 3ªed. Tratado político; Correspondência / Baruch de Espinosa; seleção de textos de Marilena de Souza Chauí; traduções de Marilena de Souza Chauí... [et al.]. — 3. ed. — São Paulo; Abril Cultural, 1983. (Os pensadores)
DELEUZE, Gilles. Espinosa, filosofia prática/ Gilles Deleuze – São Paulo: Escuta, 2002. 144p. ISBN:85-7137-196-2.
GLEIZER, Marcos André Gleizer. LIÇÕES INTRODUTÓRIAS À ÉTICA DE ESPINOS.
COLEÇÃO FILOSOFIA PRIMEIRA. 1ª edição, Rio de Janeiro, 2013, Editorial Viaverita.
MOREIRA, Ana Carolina Costa. Espinosa: a existência como travessia / Ana Carolina Costa Moreira. – Ponta Grossa, PR: Atena, 2020.
MAINKA, Peter Johann. O Congresso da Paz de Vestfália (1643-1648): convocação, negociações, resultados. Revista Unisinos. v. 25 n. 3 (2021): SETEMBRO/DEZEMBRO. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/historia/article/view/19848>. Acesso em: 12 jul. 2022.
SPINOZA, Benedictus de, 1632-1677. Tratado político I Baruch de Espinosa; tradução, introdução (notas Diogo Pires Aurélio; revisão da tradução Homero Santiago. - São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009. - (Clássicos WMF) Título original: Tractatus politicus. ISBN 978-85-7827-141
SPINOZA, Benedidus de, 1632-1677. Etica / Spinoza; [tradução de Tomaz Tadeu]. - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. Título original: Ethica
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lucy Patrícia da Silva de Farias (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam neste Colóquio concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Colóquio do Grupo de Pesquisa RID o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste Colóquio (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial neste Colóquio.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).