MARACATU SÍMBOLO DE RESISTÊNCIAPOLÍTICA E RELIGIÃO

Autores

  • Jair Nery de Medeiros Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) Autor

Palavras-chave:

Maracatu, Resistência, Política

Resumo

Este artigo tem como objetivo proporcionar uma breve discursão sobre os maracatus como símbolo de resistência política e religiosa e não apenas pensar o maracatu como uma manifestação folclórica que envolve dança e
música, mas também que está ligada crenças religiosas aos terreiros das religiões afro-brasileiras além de ser símbolo de resistência política, desde seu surgimento em meados do século XVII no estado de Pernambuco durante o período em que pessoas negras ainda eram escravizadas, ao serem vendidos como escravos, os negros trouxeram para o Brasil suas raízes. O maracatu, portanto, reúne elementos não só da cultura africana, mas também da portuguesa e indígena, como resistência o maracatu exalta os negros e se contrapõe à uma ideologia do embranquecimento além de representar uma importante ferramenta de militância e resistência contra a história da hegemonia branca porque dá visibilidade à cultura afro-brasileira porém acreditando que possamos possibilitar através deste estudo fazer uma reflexão acerca da forma de pensar de como os maracatus são tão importantes pela sua simbologia de resistência política e religiosa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jair Nery de Medeiros, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú(2015) e especialização em Gestão Educacional e Supervisão Pedagógica pela Faculdade Europeia de Administração e Marketing (2017). Mestrando Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião pela Unicap Universidade Católica de Pernambuco, com experiência na área de Educação Especial.

Referências

AFONSO, Lucas. “Maracatu”; Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/cultura/maracatu.htm>. Acesso em 20 de novembro de 2023.2.ed e aum. – Recife: FUNDAJ, Ed Massangana, 1990.

BAQUE MULHER. <https://baquemulher.com.br/mestrajoana/>. Acesso em 25 de novembro de 2023.

BENJAMIN, Roberto Emerson Câmara. Folguedos e Danças de Pernambuco: fundação de Cultura da Cidade do Recife, 1989.

GUERRA-PEIXE, César. Maracatus do Recife. Fundação de Cultura da Cidade do Recife: São Paulo: Irmãos Vitale, 1980.

LIMA, Ivaldo Marciano de França. Jurema sagrada: uma religião que cura imaterial em Pernambuco. In: GUILLEN, Isabel Cristina Martins (Orgs.). Tradições & Traduções: a cultura imaterial em Pernambuco. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2008.

REAL, Katarina. O Folclore no Carnaval do Recife, - Apresentação de Leonardo Dantas Silva SOLTO MAIOR, Mario; SILVA DANTAS, Leonardo. Antologia do Carnaval do Recife. FUNDAJ, Ed. Massangana, 1991.

SOUZA, Marina de Mello e. Reis negros no Brasil escravista: história da festa de coroação de rei de Congo. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

MEDEIROS, Jair Nery de. MARACATU SÍMBOLO DE RESISTÊNCIAPOLÍTICA E RELIGIÃO. COLÓQUIO DO GRUPO DE PESQUISA RELIGIÕES, IDENTIDADES E DIÁLOGOS, Recife, PE, Brasil, v. 5, p. 23–30, 2023. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/coloquiorid/article/view/2670.. Acesso em: 25 dez. 2024.