RESISTÊNCIA E LIBERDADE

AS RELAÇÕES DE PODER NO ESCRAVISMO DA FREGUESIA DE SANTO AMARO DO JABOATÃO (1850-1860)

Autores

  • Eduardo Ribeiro Xavier Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP Autor

Palavras-chave:

Cartas de alforria, escravizados, Jaboatão, liberdade

Resumo

A História é dinâmica. É errado pensar história, enquanto ciência, como repetição de dados e fatos, assim como pensar os sujeitos históricos de forma passiva, como se aceitassem a um destino imposto. Pessoas são complexas: amam, odeiam, têm amigos e inimigos e possuem capacidades de resistir, de tirar proveito de determinadas situações, de enxergar as frestas no sistema. Um escravizado não é uma coisa, é um sujeito histórico que negociava, que mantinha relações de poder, de estratégias, de busca pelos seus interesses diversos. Neste artigo, foram estudadas as relações sociais e escravistas na Freguesia de Santo Amaro de Jaboatão entre os anos de 1850 a 1860. Esse estudo realizou análises documentais como escrituras de débito, obrigações e hipotecas, dotes, vendas e estratégias para as obtenções de liberdade através de análises de cartas de alforria. Os objetivos do texto foram os de compreender a sociedade da Freguesia de Santo Amaro do Jaboatão na década de 50 do século XIX, analisar os papéis exercidos pelos escravizados nas tramas de negociação e poder, na busca e construção da tal “liberdade”; compreender quem eram estes sujeitos históricos, além de desempenhar a análise de outros documentos ligados ao escravismo jaboatonense já antes mencionados. O suporte teórico-metodológico se deu com a análise quantitativa e qualitativa de documentos primários, como os cartoriais do 1º ofício de notas de Jaboatão e notícias do Diário de Pernambuco, entre os anos de 1850 a 1863. A análise, interpretação e escrita teórica foram baseadas nas ideias de relações de poder e conflitos pensadas por pesquisadores como Marcus Carvalho, Valéria Costa, João José Reis, Eric Hobsbawm e E.P. Thompson com sua chamada “História vista de baixo”. Também foi utilizado o método de micro-história italiana desenvolvido por Carlo Ginzburg. Os resultados obtidos produziram o levantamentos de dados e categorias de escravizados no referido local e período e a compreensão das tramas desenvolvidas para o alcance ou busca da tal liberdade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eduardo Ribeiro Xavier, Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP

    Mestrando profissional em História pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Especialista em Metodologias Ativas na Educação (2023) pelo Centro Universitário Joaquim Nabuco (UNINABUCO) e em História do Brasil (2020) pelas Faculdades Integradas de Patos (UNIFIP). Licenciado em História (2018.1) pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), tendo obtido a láurea do curso com média geral de 9,43, além do título de laureado geral da Universidade. Professor efetivo da rede pública estadual de Pernambuco, com atuação no Ensino Fundamental e Médio na disciplina de História. 

Referências

ALMEIDA, Kátia Lorena Novais. Alforrias em Rio de Contas - Bahia século XIX. 2006. 173 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de História, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2006. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11233/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Alforrias%20em%20Rio%20de%20Contas-K%c3%a1tia%20Lorena%20arquivo%20%c3%banico.pdf. Acesso em: 08 set. 2025.

ALVES, Chintamani Santana. Registros da liberdade: condições e possibilidades para alforria em Feira de Santana (Bahia, 1850-1880). 2022. 257 f. Tese (Doutorado) - Curso de História, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36444/1/ALVES%2C%20Chintamani%20Santana.%20Registros%20da%20liberdade.pdf. Acesso em: 17 out. 2025.

ARAÚJO, Carlos Eduardo Moreira; SOARES, Carlos Eugênio Líbano; GOMES, Flavio dos Santos; FARIAS, Juliana Barreto. Cidades Negras: africanos, crioulos e espaços urbanos no brasil escravista do século XIX. São Paulo: Alameda, 2006.

BARROS, José D' Assunção. O jornal como fonte histórica. Petrópolis: Vozes, 2023.

BRUSANTIN, Beatriz de Miranda. As últimas vontades e os desejos primordiais: as alforrias via testamentos (Pernambuco) 1867-1887.. In: CABRAL, Flavio José Gomes; COSTA, Robson (org.). História da escravidão em Pernambuco. Recife: Universitária UFPE, 2012. p. 267-294.

CARVALHO, Marcus Joaquim Maciel de. Liberdade: Rotinas e Rupturas Do Escravismo No Recife, 1822-1850. 2. Ed. Recife: Cepe, 2022.

CHALHOUB, Sidney. Visões da liberdade. Uma história das últimas décadas da escravidão na Corte. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

COSTA, Valéria Gomes. Òmìnira: mulheres e homens libertos da costa d' África no Recife (c. 1846 - c. 1890). São Paulo: Alameda, 2021.

FLORENTINO, Manolo; GÓES, José Roberto. A paz das senzalas: famílias escravas e tráfico atlântico, c. 1790-c 1850. São Paulo: Unesp, 2017.

FRAGA, Walter. Encruzilhadas da liberdade: histórias de escravos e libertos na Bahia (1870-1910). 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.

KOURYH, Jussara Rocha. História de Jaboatão dos Guararapes. Recife: Bagaço, 2010.

MATTOS, Hebe. Das cores do silêncio: os significados de liberdade no sudeste escravista (brasil, século XIX). 3. ed. Campinas: Unicamp, 2013.

MELO, Iara Helena Rodrigues de; REZENDE, Antônio Paulo de Morais (Coord.). Jaboatão: histórias, memórias e imagens. Recife: Companhia Editora de Pernambuco; Jaboatão dos Guararapes: Fundação Yapoatan, 1996. v. 1.

MELLO, José Antônio Gonsalves de. O Diário de Pernambuco e a história social do Nordeste (1840-1889). Vol 2. Recife: Diário de Pernambuco, 1975.

REIS, João José e SILVA, Eduardo. Negociação e Conflito: A Resistência Negra no Brasil Escravista. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

SCHWARCZ, Lilia Moritz; GOMES, Flávio dos Santos (org.). Dicionário da escravidão e liberdade: 50 textos críticos. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2005.

SÔNEGO, Márcio Jesus Ferreira. Cartas de alforria em Alegrete (1832-1886): Informações, revelações e estratégias dos escravos para a liberdade. 2009. 113 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de História, Programa de Pós Graduação em História, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em:

<http://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/3987/1/000419804-Texto+Completo- https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2322/1/419804.pdf>. Acesso em: 17 out. 2025.

SOUZA, George F. Cabral de (org.). Pernambuco em perspectiva histórica: um olhar coletivo em doze textos. Recife: Cepe, 2023.

THOMPSON, E.P. Costumes em comum: estudos sobre cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

VELOSO, Van-Hoeven Ferreira. Jaboatão dos meus avós. 2. Ed. Recife: Biblioteca Pernambucana de História Municipal, 1982.

Downloads

Publicado

2026-02-05

Como Citar

RESISTÊNCIA E LIBERDADE: AS RELAÇÕES DE PODER NO ESCRAVISMO DA FREGUESIA DE SANTO AMARO DO JABOATÃO (1850-1860). (2026). COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA UNICAP E COLÓQUIO DO PPGH, 19. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/coloquiodehistoria/article/view/3572

Artigos Semelhantes

51-60 de 98

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.