O ENSINO DE HISTÓRIA E A TEMÁTICA DA REFORMA PROTESTANTE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Elivânia Augusta da Silva Universidade Federal de Pernambuco Autor

Palavras-chave:

Ensino de História, Reforma Protestante, Religião

Resumo

O presente trabalho aborda o ensino da Reforma Protestante no componente curricular de História, nos Anos Finais do Ensino Fundamental em Pernambuco, discutindo os desafios e as possibilidades que esse conteúdo oferece para a entendimento da diversidade religiosa na sociedade. No Brasil, a religião desempenha um papel central na vida da população, sendo o sagrado parte fundamental do imaginário cultural. Assim como na sociedade, as questões religiosas geram muitos debates nas salas de aula, envolvendo tanto professores quanto estudantes. Contudo, temáticas religiosas presentes no conteúdo curricular são frequentemente marginalizadas, a fim de evitar possíveis conflitos, enquanto questões políticas e grandes personagens históricos ocupam o centro das discussões sobre a Reforma, deixando de lado aspectos importantes que aconteceram as margens da história. As Reformas religiosas que ocorreram no século XVI despertam a curiosidade e inquietação, essas características podem ser utilizadas como ferramentas para o ensino de história, enriquecendo a compreensão da religiosidade brasileira. Compreender esses processos históricos gera uma oportunidade para o desenvolvimento de uma visão mais ampla sobre o “outro” que existe para além dos seus ritos e templos e adentra no entendimento da pluralidade religiosa.

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Biografia do Autor

  • Elivânia Augusta da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

    Mestranda no Mestrado Profissional em Ensino de História, Universidade Federal de Pernambuco

     

Referências

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

O ENSINO DE HISTÓRIA E A TEMÁTICA DA REFORMA PROTESTANTE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. (2024). COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA UNICAP, 18. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/coloquiodehistoria/article/view/3197

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