UMA DEVOÇÃO ESPANHOLA NA CAPITANIA DE ITAMARACÁ
Palavras-chave:
Itamaracá, Devoções, Nossa Senhora do PilarResumo
Pretendemos discutir, a partir de instrumentais teóricos, o culto a Nossa Senhora do Pilar e sua influência na formação da ocupação territorial da antiga Capitania de Itamaracá, hoje município que integra a Região Metropolitana do Recife. Iniciaremos analisando algumas fontes já disponíveis sobre a temática para, dentro das nossas limitações, analisar questões referentes à construção da igreja e início da devoção no território da então capitania, nos reportando inclusive, as suas origens europeias. Para além dos elementos que remontam aos primórdios da adoração a Nossa Senhora do Pilar, discutiremos, transversalmente, as razões que possibilitaram a permanência deste culto no imaginário de parte dos habitantes da ilha até os dias atuais assumindo inclusive, o significado de resistência daquele povo, frente aos desafios geográficos presentes no cotidiano daquela comunidade e impulsionando a união em torno da construção de políticas públicas para o bem comum.
Downloads
Referências
ANDRADE, Manuel Correia de. Itamaracá: uma capitania frustrada. Coleção Tempo Municipal, v. 20. Recife: CEHM, 1999.
CINTRA, Jorge Pimentel. A Cartografia das Capitanias Hereditárias: Uma Análise Técnico-Científica. São Paulo: IHGSP, 2011.
NEWMAN, John Henry. Fundamentos da Devoção Mariana. São Paulo: Cultor de Livros, 2023.
RODRIGUES, Valdecirio. História de Itamaracá. Recife: Editora Recife.1972
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carlos Antonio da Silva Lima Filho (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam neste Evento concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Colóquio de História da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado neste Colóquio (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial neste Evento.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).


