O CANGAÇO NA CULTURA PERNAMBUCANA: SUAS DIVERSIDADES E REPRESENTAÇÕES

Autores

  • Paulo Henrique da Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Autor

Palavras-chave:

Cangaço, Cultura, Pernambuco

Resumo

A pesquisa tem como objetivo o público em geral, levando-o a entender e conhecer mais da riqueza cultural presente em Pernambuco nas suas multidiversidades e representações expressas no cangaço. Conhecido movimento social, todavia, existência do cangaço no Nordeste brasileiro, nos meados do século XX, tornou-se símbolo de resistência. A fim de despertar maior interesse pela nossa cultura, discorreremos sobre diversos seguimentos culturais em que o cangaço está inserido, tais como: no artesanato, na dança, na literatura de cordel, na música, no teatro, no cinema, na moda e na culinária e nos museus do cangaço, que possuem um repertório variado, com seus objetos e escritos preservados, lugares de cantos e contos de memórias. Utilizamos como referencial teórico os escritores, Rui Facó, Frederico Pernambucano de Melo e Frederico Bezerra Maciel e outras fontes bibliográficas, a fim conhecermos a gênese do cangaço e sua inserção no mundo cultural, além de visitas a sites e blogs como a Fundação Cabras de Lampião, do cangaço à passarela – Audaces, Bacanudo – Tributo a Virgulino, dentre outros. Portanto, exporemos materiais iconográficos, como fotos e figuras que simbolizam o cangaço, divulgando a importância do cangaço na cultura pernambucana.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. D. A Invenção do Nordeste e outras artes. 2ª. ed. São Paulo: Massangana, 2001.

CARVALHO, Aline e MENEGUELLO, Cristina. Dicionário temático de patrimônio: debates contemporâneos. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2020.

CLEMENTE, M. E. D. A. O Cangaço: poder e cultura política no tempo de Lampião. Recife: Massangana, 2015.

DORSA, Arlinda Cantero. A relação existente entre cultura, identidade e patrimônio cultural. Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. 2022

FACÓ, R. Cangaceiros e Fanáticos: Gênese e lutas. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira S.A., 1972.

GONZÁLEZ, Ana María Sosa, MACHADO JÚNIOR, Cláudio de Sá e MICHELON, Francisca Ferreira. Políticas públicas e patrimônio cultural: ensaios, trajetórias e contextos/ orgs.;; - Pelotas : Ed. da Universidade Federal de Pelotas, 2012.

GUILLEN, Isabel Cristina Martins. Patrimônio e história: reflexões sobre o papel do historiador. . 2014

MACIEL, F. B. Lampião, seu tempo e seu reinado: O apogeu do Domínio. A tragédia de Angico. A coroa do rei. Brasil: Editora Universitária.1979.

MELLO, F. P. D. Guerreiros do Sol: Violência e banditismo no Nordeste do Brasil. 5ª. ed. São Paulo: A Girafa, 2011.

OLIVEIRA, Lippi Lúcia. Cultura é Patrimônio: um guia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.

PERICÁS, L. B. Os Cangaceiros: ensaio de interpretação histórica. São Paulo: Boitempo, 2010.

SOUZA, Karl Marx Santos. MUSEU DO CANGAÇO DE SERRA TALHADA: UM CASO DE EMPREENDEDORISMO CULTURAL NO SERTÃO DO PAJEÚ

TORRES FILHO, G. F. D. S. Pernambuco no Tempo do Cangaço - Antônio Silvino- Sinhô Pereira - Virgulino Ferreira "Lampião". Recife: Bagaço, v. 1, 2011.

VALENTE, Maria Esther Alvarez. Panorama da história da educação museal no Brasil: uma reflexão. Anais do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, vol. 52, 2020.

Sites:

Disponível em: https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/viver/2023/08/museu-do-cangaco-de-serra-talhada-pode-fechar-as-portas.html> Acesso em 17/10/2023.

Disponível em: https://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2023/08/09/museu-do-cangaco-em-serra-talhada-ameaca-encerrar-atividades-por-falta-de-recursos-financeiros.ghtml> Acesso em 17/10/2023.

Disponível em: https://www.cbncaruaru.com/artigo/museu-do-cangaco-em-serra-talhada-enfrenta-dificuldades-financeiras-e-pode-encerrar-atividades> Acesso em 17/10/2023.

Disponível em: https://museudocangaco.com.br/> Acesso em 22/10/2023

Disponível em: https://mapas.cultura.gov.br/agente/60896 > Acesso em 22/10/2023

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

O CANGAÇO NA CULTURA PERNAMBUCANA: SUAS DIVERSIDADES E REPRESENTAÇÕES. (2023). COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA UNICAP, 17, 467-481. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/coloquiodehistoria/article/view/2690

Artigos Semelhantes

1-10 de 43

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.