A TENTAÇÃO DO PODER: HISTORIOGRAFIA E MEMÓRIA DA DITADURA MILITAR NA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Autores

  • Leonardo Rodrigues Ufam Autor

Palavras-chave:

Amazônia, ditadura militar, historiografia

Resumo

Cada vez mais o cenário dos estudos históricos sobre as consequências da ditadura militar na Amazônia brasileira parece despontar para outra conjuntura distinta dos discursos de “passividade” e “isolamento geográfico” que povoaram a nossa história. Tais pesquisas apontam para presenças significativas de resistências pelos mais diversos estados da região Norte. Aliás, a espacialidade de nosso estudo é representada pela memória hegemônica, e reforçada pela cultura política brasileira, como “terra sem história” ou “região entregue a si mesma”. Somada a isto, a novidade de que os militares sempre estariam prontos para alcançar a integração socioeconômica e a melhora da qualidade de vida do ser humano amazônida, afinal, tais discursos reforçaram a justificativa dos programas e projetos desenvolvimentistas que desmobilizaram os povos tradicionais que ali habitavam. Contudo, é impossível, atualmente, não a percebê-la como um “centro” dinâmico cuja especificidade política, intelectual, cultural, ambiental e econômica precisa ser compreendida a partir de sua historicidade local. Por fim, o objetivo deste trabalho trata-se de mapear a historiografia da história da ditadura na Amazônia e a tentativa de desmistificar, a partir da investigação histórica, a narrativa de um território marcado pelo contraditório discurso de “marginalidade” e “silenciamento”.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leonardo Rodrigues, Ufam

    Mestre em História Social (UFAM). Instituto Humanitas (UNICAP).

Referências

ALBUQUERQUE, Gerson R. Amazonialismo. In ALBUQUERQUE, Gerson R.; PACHECO, A. (orgs.). Uwakürü: Dicionário analítico. Rio Branco: Nepan Editora, 2016.

História e Historiografia do Acre: Notas sobre os silêncios e a lógica do progresso. Tropos: comunicação, sociedade e cultura, v.1, n.4., 2015. História e Historiografia do Acre: Notas sobre os silêncios e a lógica do progresso. Tropos: comunicação, sociedade e cultura, v.1, n.4., 2015.

ALMEIDA, Alfredo W. B. Antropologia dos Archivos da Amazônia. Rio de Janeiro: Casa 8 / Fundação Universidade do Amazonas, 2008.

AMARAL, Vinicius A. “Ou a revolta ou a obediência estúpida”: Aldísio Filgueiras frente à ditadura civil-militar (1964-1968). Dissertação de Mestrado em História PPGH/UFAM, Manaus, 2015.

CERTEAU, Michel. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.

CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: Artes de Fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

DREIFFUS, René A. 1964: A conquista do Estado: Ação Política, Poder e Golpe de Classe. Petrópolis: Editora Vozes, 1981.

FONTES, Edilza. J. Uma reforma agrária e dois Beneditos: prisões e assassinatos em 1964, no Pará. In QUEIRÓS, C. A. B.; UGARTE, A. S. (Orgs.). Trajetórias políticas na Amazônia Republicana. Manaus: Editora Valer, 2019.

HARRIS, Mark. Presente ambivalente: uma maneira amazônica de estar no tempo. In: ADAMS, Cristina et al. Sociedades caboclas amazônicas: modernidade e invisibilidade. São Paulo: Annablume, 2006.

LOBATO, Sidney. Os empresários e a Amazônia: Planejamento regional e protagonismo empresarial no início da ditadura militar (1964 – 1966). In. REIS, T. S. et all. Coleção história do tempo presente. Vol 3. Boa Vista: Editora da UFRR, 2020.

MAGALHÃES, Talita Gama. O Relatório de Jáder de Figueiredo: Memórias, a violação dos direitos indígenas e a ditadura civil-militar no Amazonas (1962 – 1968). Dissertação de Mestrado em História PPGH/UFAM, Manaus, 2020.

OLIVEIRA, João P. O Nascimento do Brasil e outros ensaios: “pacificação”, regime tutelar e formação das alteridades. Rio de Janeiro: ContraCapa, 2016.

PINTO, Renan F. A Amazônia de Euclides da Cunha. In: CUNHA, E. Amazônia – Um paraíso perdido. Manaus: Editora Valer, 2011.

QUEIRÓS, Cesar A. B. “Amazônia em Armas”: luta e resistência contra a ditadura militar no Amazonas. Revista Labirinto, Vol. 31, 2019.

RODRIGUES, Leonardo B. Norte resistência: experiências estudantis, cultura política e a Ditadura militar no Amazonas (1964 – 1985). Dissertação de Mestrado em História PPGH/UFAM, Manaus, 2022.

SANTOS, Dorival C. O regime ditatorial militar no Amapá: terror, resistência e subordinação – 1964/1974. Dissertação de Mestrado em História PPGH/UNICAMP, Campinas, 2001.

SCOTT, James. A Dominação e a Arte de Resistência. Letra Livre: Lisboa, 2013.

SILVA, Francisco B. O golpe militar de 64 no Estado do Acre, Brasil: denuncismo, fragilidade democrática e hipertrofia do executivo. In: VIII Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2004.

SILVA, Michel G. Intelectuais, cultura política e ditadura no Brasil. In. SILVA, M.G; TORRES, M. G (orgs.). Intelectuais, cultura polícia e ditadura no Brasil. Curitiba: Editora Prismas, 2017.

VIEIRA, Jaci G. Ditadura Militar, povos indígenas e a Igreja Católica na Amazônia: a Congregação da Consolata e o novo projeto de missão entre os índios de Roraima (1969 a 1999). Manaus: Editora Valer, 2019.

A Província do Pará, Belém, 1964.

Folha de São Paulo, São Paulo, 1967.

A crítica, Manaus, 1968.

EUA, Arquivo Nacional. Expressões de descontentamentos dos estudantes no norte. N° A-13. Confidencial. Aerograma enviado da Embaixada do Rio de Janeiro para o Departamento de Estado (EUA), 26 de setembro de 1966.

Downloads

Publicado

2024-04-05

Edição

Seção

ST 8: História Política, Trajetórias, Movimentos Sociais e Protagonismos no Período Republicano Brasileiro

Como Citar

A TENTAÇÃO DO PODER: HISTORIOGRAFIA E MEMÓRIA DA DITADURA MILITAR NA AMAZÔNIA BRASILEIRA. (2024). COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA UNICAP, 17, 365-377. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/coloquiodehistoria/article/view/2685