OS LUGARES E SUAS FRONTEIRAS: VIDA COTIDIANA E CONTESTAÇÕES EM PERNAMBUCO DO FINAL DO SÉCULO XVIII E INÍCIO DO SÉCULO XIX

Autores

  • Phillipe Joseph Christian de Almeida Lavergne Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) Autor
  • Flávio José Gomes Cabral Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) Autor

Palavras-chave:

Pernambuco, contestações, disputada de poder, cotidiano

Resumo

A pesquisa foi desenvolvida no âmbito da iniciação científica e teve como objetivo estudar elementos do cotidiano interiorano pernambucano entre o final do século XVIII e o início do século XIX. Entre esses elementos procurou-se estudar as contestações sejam de origens sociais e políticas, uma vez que o período em destaque, é conhecido pela existência de rebeldias sejam contra a carestia, o desabastecimento bem como contra a política de Antigo Regime que minavam as expectativas. A pesquisa foi realizada no Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano (APEJE) e demonstraram que além de muitas comunidades terem participado de movimentos políticos como o de 1817, que contestou o rei D. João VI, existiam também desavenças por disputada de poder principalmente por cargos importantes eles os quais o de capitão-mor. Durante as lutas por esses cargos os senhores recrutavam gente armada que a força impunha valer suas vontades. A pesquisa abre janelas para se intender as relações de poder nas comunidades interioranas quando então muita gente morria. Esses aspectos são centrais para compreender o complexo cenário sociopolítico do final do século XVIII e princípio do século seguinte.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Phillipe Joseph Christian de Almeida Lavergne, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

    Graduando em Licenciatura Plena em História da Unicap. Bolsista CNPq

  • Flávio José Gomes Cabral , Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

    Doutor em História pela UFPE e professor de História da Unicap.

Referências

ARQUIVO PÚBLICO ESTADUAL JORDÂO EMERENCIANO (APEJE). CM, cód. 1, 1814-1818.

ARQUIVO NACIONAL. Carta topográfica da Capitania de Pernambuco. Rio de Janeiro, 1850.

CABRAL, Flávio José Gomes. Conversas reservadas: “vozes públicas”, conflitos políticos e rebeliões em Pernambuco no tempo da Independência do Brasil. Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 2013.

CARVALHO, José Murilo de; BASTOS, Lúcia; BASILE, Marcello. Às armas, cidadãos! panfletos manuscritos da independência do Brasil (1820-1823). São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2012.

DEL PRIORE, Mary. Deus ou diabo nas terras do açúcar: o senhor de engenho na América portuguesa In DEL PRIORE, Mary. Revisão do paraíso: os brasileiros e o Estado em 500 anos de história. Rio de Janeiro, Campus, 2000, p. 15-44.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais: Raízes do paradigma indiciário. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

HESPANHA, Antônio Manuel; SUBTIL, José. Corporativismo e Estado de polícia como modelo de governo das sociedades euro-americanas do Antigo Regime. In FRAGOSO,

JOÃO; GOUVÊA, Maria de Fátima. O Brasil colonial (1443-1580). Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2014, 127-166, 2014.

JANCSÓ, István. A sedução da liberdade: cotidiano e contestações política no final do século XVIII. In SOUZA, Laura Mello. História da vida privada no Brasil: cotidiano e vida privada na América Portuguesa., São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

WEHLING, Arno; WEHLING, Maria. O funcionário colonial entre a sociedade e o rei. In DEL PRIORE, Mary. Revisão do paraíso: os brasileiros e o Estado em 500 anos de história. Rio de Janeiro, Campus, 2000, p. 139-159.

Downloads

Publicado

2025-05-06

Como Citar

OS LUGARES E SUAS FRONTEIRAS: VIDA COTIDIANA E CONTESTAÇÕES EM PERNAMBUCO DO FINAL DO SÉCULO XVIII E INÍCIO DO SÉCULO XIX. (2025). COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA UNICAP, 18. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/coloquiodehistoria/article/view/3172

Artigos Semelhantes

61-70 de 77

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.