UNIVERSO GEEK: ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS MEDIANTE AS PERSPECTIVAS PRESENTES NAS HQ’S
Palavras-chave:
Universo Geek, Cultura Nerd, VisualidadesResumo
O presente trabalho aborda um projeto criativo de estágio supervisionado aplicado em turmas do ensino médio da Escola em Referência no Ensino Médio Ginásio Pernambucano - Aurora na cidade do Recife. Buscou-se verificar se a subdivisão escolhida do universo geek - histórias em quadrinhos - pode ser uma ferramenta eficaz para a contextualização dos conteúdos de história. Com a análise dos dados, obteve-se uma aprovação significativa da ferramenta metodológica escolhida e os dados desta investigação indicaram que, mesmo que as divisões dentro da temática geek não tenham fins educacionais, estes materiais, quando preparados/adaptados, podem ser utilizados em sala de aula como uma ferramenta metodológica para o ensino de história.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Rebeca. ‘Cultura Geek e o uso de ferramentas pedagógicas’, Ciência e Cultura. Disponível em: http://www.cienciaecultura.ufba.br/agenciadenoticias/noticias/cultura-geek-e-a-aplica cao-dos-jogos-como-ferramentas-pedagogicas/. Acesso em: 10 de out. 2022.
VIDAL, Karla. ‘Cultura Geek também é coisa de professor’. ProfLab. Disponível em: https://www.souproflab.com.br/cultura-geek/ .Acesso em: 10 de out. 2022.
ABUD, Katia Maria. A construção de uma Didática da História: algumas idéias sobre a utilização de filmes no ensino. História (São Paulo), v. 22, p. 183-193, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/his/a/jMrYY4HDZR8RwmNsqrWx7hK/?format=html&lang=pt.
Acesso em: 10 de out. 2022.
VILELA, Marco Túlio Rodrigues. A utilização dos quadrinhos no ensino de história: avanços, desafios e limites. 2012. Disponível em: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1688. Acesso em: 10 de out. 2022
HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos: o breve século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
JUDT, Tony. Pós-Guerra. Uma história da Europa desde 1945. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.
PARADA, Maurício. Formação do mundo contemporâneo: o século estilhaçado. Petrópolis, RJ: Vozes; Editora PUC, 2014.
NAPOLITANO, Marcos. História Contemporânea 2. Do entreguerras à nova ordem mundial. São Paulo: Contexto, 2020.
PINTO, Arthur Gibson Pereira. Super-heróis e Ensino de História, um guia visual: sugestões didáticas para o uso de filmes da Marvel e DC na sala de aula. 2018. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430604.
PINTO, Arthur Gibson Pereira. Super-heróis e Ensino de História, um guia visual: sugestões didáticas para o uso de filmes da Marvel e DC na sala de aula. 2018. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430604. Acesso em: : 24 de mai. 2023.
ACTION COMICS, Revista Action Comics n. 1, 1938. Disponível em: https://hqdragon.com/hq/ntu3oq/5579-action-comics-1938. Acesso em: 24 de mai. 2023. DA SILVA, Marcelo Travassos; ACIOLI, Moab Duarte. Análise crítica de Superman: entre quadrinhos, discurso e mudança social. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 6, p. 54662-54678, 2021. Disponível em: https://www.ufjf.br/midiadigital/files/2020/07/anais_hqweek_2020_marcelo_travassos.pdf. Acesso em: 24 de mai. 2023.
PEIXOTO, Irapuan. Superman: A trajetória do maior dos super-heróis. HQROCK, 2012. Disponível em: https://hqrock.com.br/2012/01/23/superman-a-trajetoria-do-maior-dos-super-herois/. Acesso em: 24 de mai. 2023.
DETECTIVE COMICS, Revista Detective Comics n. 27, 1939. Disponível em: https://hqdragon.com/leitor/Detective_Comics_(1937)/27. Acesso em: 24 de mai 2023.
DETECTIVE COMICS, Revista Detective Comics n. 58, 1941. Disponível em: https://hqdragon.com/leitor/Detective_Comics_(1937)/58. Acesso em: 24 de mai 2023. BATMAN, Revista Batman n. 1, 1940. Disponível em: https://hqdragon.com/leitor/Batman_(1940)/01. Acesso em: 24 de mai 2023.
MACHADO, Laluña. Fatos históricos que contribuíram para a criação do Batman. Facadax, 2020. Disponível em: https://facadax.com/2020/10/23/fatos-historicos-que-contribuiram-para-a-criacao-do-batman. Acesso em: 24 de mai 2023.
CAPITÃO AMÉRICA, Revista Capitão América n. 1,1941. Disponível em: https://hqdragon.com/leitor/Capitao_America_Comics_-_1941/01 . Acesso em: 24 de mai 2023.
CAPITÃO AMÉRICA, Revista Capitão América n. 2,1941. Disponível em: https://hqdragon.com/leitor/Capitao_America_Comics_-_1941/02. Acesso em: 24 de mai 2023.
DO NASCIMENTO, BRUNO ALVES. O Herói do proletariado: a guerra fria nos quadrinhos do Superman soviético. 2022. Disponível em: https://www.ppghufgd.com/wp-content/uploads/2023/04/Dissertacao-Bruno-Alves-do-Nascimento.pdf. Acesso em: 24 de mai 2023.
OLIVEIRA, Stefanny; DO VALE, Rosana. A semiótica em Capitão América: uma análise da primeira HQ do personagem. DARANDINA REVISTELETRÔNICA, p. 1-20, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/darandina/article/view/28141. Acesso em: 24 de mai 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Joana D'arc Silva de Lima, João Thiago de Menezes Pereira (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Ágora Filosófica o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).